Homossexualidades à deriva nos alojamentos da Universidade Federal de Viçosa
DOI:
https://doi.org/10.35921/jangada.v0i1.13Palavras-chave:
Alojamentos estudantis, Vigilâncias, ControlesResumo
O presente artigo aborda meu interesse de pesquisa pelos jogos de poderes entre estudantes nos alojamentos da Universidade Federal de Viçosa/MG. A pesquisa, que, no caso, é um recorte adaptado do meu próprio projeto de doutorado, origina-se da minha experiência como ex-morador do alojamento Novíssimo da UFV. O objetivo aqui é apresentar brevemente o histórico de dois alojamentos específicos: Novo (feminino) e Novíssimo (masculino) e traçar um paralelo com as referências foucaultianas no tocante à vigilância, disciplinamento e controle, portanto, a metodologia aqui é a de cunho referencial bibliográfico, pois, trata-se de um projeto que ainda não iniciou a fase de coleta de dados de pesquisa como entrevistas e observações. Tais conceitos foucaultianos estão presentes no espaço microsocial dos alojamentos como elementos de expiação e controle entre estudantes, concretizando tramas e caças às subjetividades incomodantes, se é que podemos assim dizer, das subjetividades homossexuais.
PALAVRAS-CHAVE: Alojamentos estudantis, vigilâncias, controles
Referências
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber - Tradução de: Maria Thereza da Costa Alburqueque e J. A. Guilhon Alburqueque. Rio de Janeiro, RJ: Graal, 1988.
FOUCAULT Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução: Raquel de Ramalhete. 40º Edição - Petrópolis: Vozes, 2007.
FOUCAULT Michel. A verdade e as formas jurídicas. 3º Edição - Rio de Janeiro: Nau, 2011.
HESSE, Hermann. Demian. Tradução: Ivo Barroso, 36º Edição - Rio de Janeiro: Editora Record, 2005.
LOPES, Eduardo Simonini. Praticantes de mundos: a invenção de cotidianos discentes em uma universidade. 2012. 258f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação. Rio de Janeiro, 2012.
VEIGA-NETO Alfredo. Foucault & a Educação. – 2ed. 1 reimp – Belo Horizonte: Autêntica, 2007.