O 'Ensaio sobre a cegueira' e a interdição ao sabor: literatura, cinema e práticas discursivas de sujeição

LITERATURA, CINEMA E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE SUJEIÇÃO

Autores

  • Ederson Luís Silveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rodrigo de Freitas Faqueri, RFF Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v0i11.139

Palavras-chave:

Alimentação, José Saramago, Cinema, Literatura

Resumo

O presente artigo apresentará pronunciamentos enunciativos de compreensão de excertos extraídos do romance Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago e do filme de mesmo nome, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa de viés exploratório e de cunho bibliográfico cujas análises serão empreendidas a partir das contribuições de Michel Foucault, Jean-Louis Flandrin e Massimo Montanari, Lévi-Strauss, Linda Hutcheon, Roland Barthes e Henrique Carneiro. Consideramos que a comida é também fonte de expressão e não apenas uma necessidade. Tanto quanto a necessidade de alimentar-nos nos expressamos através de hábitos alimentares, ritos e forma,  (diversas) de reagir à ausência de alimentos. Nas obras ficcionais, a interdição dos alimentos é discursiva e remete ao terreno das práticas em que alguns são proibidos e outros são os que decidem, negligenciando-se princípios éticos para coisificar mulheres como moeda de troca aproximando as relações humanas de um viés utilitarista. Aos interditados, resta a negação ao direito de escolha e o afastamento de dimensões emancipatórias no que diz respeito a escolhas relacionadas ao ato de alimentar-se. Concluímos, neste contexto, que as relações de poder atravessam práticas individuais e coletivas interagindo com dimensões subjetivas dos indivíduos que resultam em formas de sujeição.

Biografia do Autor

Ederson Luís Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando e Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC; pós-graduando em Ontologia e Epistemologia; Membro do Grupo de Estudos Formação de Professores de Línguas e Literatura - FORPROLL/CNPq

Rodrigo de Freitas Faqueri, RFF, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorando em Letras com ênfase em Literatura Guatemalteca pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Participou do PDSE ofertado pela CAPES na Universidad Nacional de Costa Rica. Mestre em Letras também pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com ênfase as Literaturas Brasileira e Argentina, tendo como temas principais os estudos em Mito, Reatualização Mítica, Dialogismo e Hipertextualidade (2013). Graduado em Licenciatura em Letras Habilitação Pot./Esp. pela mesma instituição em 2008. Atualmente é professor EBTT do IFSP - Campus Itaquaquecetuba. Possui experiência em estudos da área de Letras, com ênfase em Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas literaturas assim como em Estudos Culturais. 

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Publicado

2018-11-13

Como Citar

Silveira, E. L., & Faqueri, R. de F. (2018). O ’Ensaio sobre a cegueira’ e a interdição ao sabor: literatura, cinema e práticas discursivas de sujeição: LITERATURA, CINEMA E PRÁTICAS DISCURSIVAS DE SUJEIÇÃO. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 6(1), 58–80. https://doi.org/10.35921/jangada.v0i11.139

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