O corpo entre a Ausência e o Excesso em narrativas decadentistas

Autores

  • Débora Renata de Freitas Braga Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Allison Marcos Leão da Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v1i14.200

Palavras-chave:

Literatura Portuguesa, Decadentismo, Corpo, Morte, Salomé

Resumo

Partindo da leitura de algumas narrativas decadentistas, como a novela A Confissão de Lúcio, de Mário de Sá-Carneiro e os contos “O Mistério da Árvore”, de Raul Brandão, “Suze”, de António Patrício e “A Ruiva”, de Fialho de Almeida, este artigo tem como objetivo fazer uma análise das representações do corpo de personagens a partir de duas vertentes: a ausência e o excesso, especialmente no que se refere à configuração dos olhos e dos cabelos. Pretende-se demonstrar como as figuras oscilam entre a representação do cadáver, da morte e da decomposição, e, por outro lado, dos traços da prototípica Salomé, musa da estética decadentista.

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Publicado

2019-12-22

Como Citar

Braga, D. R. de F., & da Silva, A. M. L. (2019). O corpo entre a Ausência e o Excesso em narrativas decadentistas. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 7(2), 228–242. https://doi.org/10.35921/jangada.v1i14.200