Sob a pluma da mulher: idealizações e transgressões em 'Indiana', de George Sand

Autores

  • Daiane Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Nilson Adauto Guimarães da Silva

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v1i14.260

Palavras-chave:

George Sand, Indiana, Literatura de autoria feminina

Resumo

Em 1830, George Sand, escritora francesa, publica seu primeiro romance, Indiana, no qual elabora uma trama sentimental cujo pilar é a crítica à sociedade patriarcal, mais precisamente à forma com que a mulher era tratada no matrimônio. Obra e escritora destacam-se pelo fato de romper com os paradigmas de uma sociedade cujo espaço de escrita pertencia em demasia aos homens. Além de abordar temas que eram tabus para a época, como o adultério, torna visível a condição da mulher no âmbito público e privado, denunciando as opressões e rompendo com paradigmas da ideologia dominante que a marginalizava. Indiana é uma das primeiras obras literárias a registrar a escrita de autoria feminina e o discurso em defesa da emancipação da mulher e da igualdade de gênero. Mediante a análise de Indiana, observaremos como se constrói o discurso literário que se presta a denunciar a situação da mulher na sociedade francesa de 1830, bem como a defesa da emancipação feminina.

 

Referências

BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1949.

BORDAS, Éric. Indiana de George Sand. Saint-Amand: Gallimard, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Trad. Mariza Corrêa. Campinas: Papirus Editora, 1996.

BUTLER, Judith. Variações sobre sexo e gênero: Beauvoir, Wittig e Foucault. In: Seyla Benhabib e Drucilla Cornell (coords.), Feminismo como crítica da modernidade. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1987.

CANDIDO, Antônio. 2000. Literatura e Sociedade. Ouro sobre Azul: 9ª ed. Rio de Janeiro, 2006.

FOUCAULT, Michel. O panoptismo. In: Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

FUNCK, Susana. O que é uma mulher? In: GOMES, André; STEVENS, Cristina. Revista Cerrados Palavra e poder: representações na literatura de autoria feminina, n.31, ano 20. Universidade de Brasília, 2011.

HUNT, Lynn. Revolução Francesa e Vida Privada. In: Perrot, Michelle. (org.). História da vida na privada, 4: Da Revolução Francesa à Primeira Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

MAINGUENEAU, Dominique. O discurso literário. Trad. Adail Sobral. São Paulo: Contexto, 2006.

PERROT, Michelle. Revolução francesa e vida privada. In: P, Michelle. (org.). História da vida privada, outrora em outro lugar. Trad. Denise Bottmann e Bernardo Joffily. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

________. As mulheres ou os silêncios da história. Trad. Viviane Ribeiro. Bauru: EDUSC, 2005.

RENARD, Marie-Reine. Les idées religieuses de George Sand et l'émancipation féminine. Archives de sciences sociales des religions, 2004, p. 25-38.

SAID, Edward. Imperialismo e cultura. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SAND, George. Indiana. Paris: La mode, 1832.

________. Histoire de ma vie. Paris: Calmann-Lévy, 1855.

________. Correspondance entre George Sand et Gustave Flaubert: Préface de Henri Amic. Paris: Calmann-Lévy, 1904.

ZOLIN, Lúcia Osana. Crítica feminista. In: BONNICI, Thomas; Zolin, L. O. (org.). Teoria literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3. ed. ver. ampl. Maringá: EDUEM, 2009.

Downloads

Publicado

2019-12-22

Como Citar

Oliveira, D. ., & Silva, N. A. G. da . (2019). Sob a pluma da mulher: idealizações e transgressões em ’Indiana’, de George Sand. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 7(2), 91–105. https://doi.org/10.35921/jangada.v1i14.260

Edição

Seção

Dossiê