A inflexão neoclássica e a poesia social em "Rosa de Pedra" (1953), de Zila Mamede

Autores

  • Luana Borges Scarpini de Brito Universidade Federal de Viçosa
  • Joelma Santana Siqueira

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v1i19.420

Palavras-chave:

Poesia do pós-guerra, Zila Mamede, Modernismo, Inflexão Neoclássica, Poesia Social.

Resumo

O presente trabalho analisa os poemas “Canção da minha rua” e “Soneto do sonho geográfico” da obra Rosa de Pedra (1953), de Zila Mamede, tendo em vista o estudo da linguagem poética e o debate sobre a poesia contemporânea no Brasil, principalmente no que diz respeito à inflexão neoclássica presente na poesia brasileira do pós-guerra, analisada por Vagner Camilo no livro Modernidade entre tapumes (2020). Em sua obra de estreia, Mamede aproximou-se de seus contemporâneos, praticando, por exemplo, a forma fixa e a linguagem elevada, porém, não abdicou da matéria social.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

Borges Scarpini de Brito, L., & Joelma Santana Siqueira. (2022). A inflexão neoclássica e a poesia social em "Rosa de Pedra" (1953), de Zila Mamede. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 10(1), 88–108. https://doi.org/10.35921/jangada.v1i19.420