Mrs Dalloway encontra Virgínia Woolf: um estudo sobre a autonomia de mulheres
DOI:
https://doi.org/10.35921/jangada.v1i20.460Palavras-chave:
Autoria feminina, Virginia Woolf, Mrs Dalloway, autonimia femininaResumo
Este artigo visa a analisar a obra Mrs Dalloway (1925), de Virgínia Woolf, promovendo um estudo sobre a autonomia feminina, para investigar a aproximação entre Clarissa Dalloway e Woolf, visto que a autora dispõe da técnica do diálogo interior para presentificar sua personagem, como o conceito desenvolvido por Braith (1985). Esta abordagem permite ao leitor o acesso à relação entre o escrito e o vivido, considerando que a moldagem das subjetividades da narradora-protagonista se dá por meio de um contexto sócio-histórico e cultural, do qual a autora também fazia parte. Pressupõe-se que o tempo é uma personagem marcante na trajetória de Dalloway, pois este permeia a vida da protagonista. Tendo Woolf como uma referência da escrita de fluxo de consciência, o tempo é um influenciador de ações, pois as relações com os espaços público e privado auxiliam na compreensão de como as mulheres se moldam para se adaptar ao ambiente no qual se encontram. Como metodologia para este trabalho, utilizou-se um arcabouço teórico pautado na crítica literária feminista e estudos de gênero. Assim, pretende-se a aproximação entre autora e obra com o intuito de identificar traços de Woolf na personagem.
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