'Sobre héroes y tumbas': um romance de personagem
DOI:
https://doi.org/10.35921/jangada.v11i1.544Palavras-chave:
Personagem, Ernesto Sabato, Literatura argentina, CiênciaResumo
O escritor argentino Ernesto Sabato (1911-2011) acreditava que o romance devia se estruturar a partir do sujeito, com foco em seus estados de espírito, sentimentos e ideias, apresentando-se com uma nova lógica descolada da influência racionalista instaurada pela valorização do pensamento científico. Para o autor argentino, enquanto a ciência podia renunciar ao “eu”, o romance estava impossibilitado de fazê-lo. E era essa diferença que permitia que a literatura percebesse, com mais facilidade, a existência de uma realidade mais rica e complexa. Por isso, para Sabato, os personagens eram considerados peças fundamentais na construção de um romance já que ele os via como criações do imaginário do autor capazes de sobrepor a escrita à realidade, tornando-a ainda mais poderosa e impactante. Além disso, são os personagens que dão voz a muitas das ideias de Sabato, em especial aquelas que têm relação com a literatura e a sua forma de ver o mundo moderno, segundo ele, refém dos avanços da ciência e da técnica. Ideias que aparecem, com frequência, primeiro em seus ensaios e depois nos romances. A partir dessas ideias, neste artigo analisa-se como os personagens foram construídos na obra Sobre héroes y tumbas (1961), apontando as estratégias utilizadas pelo autor, assim como, estabelecendo pontos de contato entre suas concepções sobre o universo literário e científico. Para fundamentar essa análise foram utilizados como referência, além de parte da sua fortuna crítica, alguns dos ensaios escritos por Sabato, em especial El escritor y sus fantasmas (1963).
Referências
BARRERA, Trinidad L. La estrutura de Abaddón el exterminador. Sevilla: Escuela de Estudios Hispano-Americanos de Sevilla, 1982.
BARRERA, Trinidad. Ernesto Sábato. In: 100 escritores del siglo XX. Ámbito Hispánico (Narrativas). Barcelona: RBS libros, S.A., 2014 (Edição Kindle).
BUREK, Tomasz. Sobre héroes y tumbas, torbellino de realidad. In: Epica dadora de eternidad: Sábato en la crítica americana y europea. Selección y edición de A. M. VazquezBigi. Buenos Aires: Sudamericana, 1985.
CALABRESE, Elisa T. Personajes de Abaddón – Máscara e identidade. In: Epica dadora de eternidad: Sábato en la crítica americana y europea. Selección y edición de A. M. VazquezBigi. Buenos Aires: Sudamericana, 1985.
CANDIDO, Antonio [et al]. A personagem do romance. In: A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 2014 (Coleção debates).
CATANIA, Carlos. Genio y figura de Ernesto Sabato. Buenos Aires: Editorial Universitaria de Buenos Aires, 1997.
CIARLO, Hector. El universo de Sabato. Cuadernos Hispanoamericanos. Madrid: Instituto de Cooperación Iberoamericana, núm. 391-393 (enero-marzo 1983).
CONSTENLA, Julia. Sabato, el hombre. La biografía definitiva. Buenos Aires: Sudamerica, 2011.
DAPAZ-STROUT, Lilia. Símbolos primordiales, mito e historia en Sobre héroes y tumbas. In: Epica dadora de eternidad: Sábato en la crítica americana y europea. Selección y edición de A. M. VazquezBigi. Buenos Aires: Sudamericana, 1985.
DEOUD, Ivana Melhem. A narrativa de Ernesto Sábato: alguns comentários sobre Juan Pablo Castel e Fernando Vidal Olmos. In: REVETTI, Graciela (org); FANTINI, Marli (org). Olhares críticos: estudos de literatura e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
NEYRA, Jorge. Ernesto Sábato. Buenos Aires: Ed. Culturales Argentinas, 1973.
SÁBATO, Ernesto. El escritor y sus fantasmas. 1ª ed. Buenos Aires: Aguilar, 1963.
________. Sobre héroes y tumbas. In: Obra Completa (Narrativa). Edición a cargo de Ricardo Ibarlucía. Buenos Aires: Seix Barral, 1997.
________. Uno y el universo. Buenos Aires: Seix Barral, 2006 (Edición especial para La Nación).
________. Heterodoxia. Buenos Aires: Seix Barral, 2011 (Edición especial para La Nación).