Rap e canção popular brasileira: diálogo ou ruptura?
DOI:
https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.581Palavras-chave:
Rap, Canção, Música Popular Brasileira, IntertextoResumo
Este artigo busca discutir as relações entre o rap e a canção popular brasileira. A partir da ideia de que o rap representaria o “fim da canção” como a conhecemos, surgida em inícios dos anos 2000 em falas de pensadores da música como José Ramos Tinhorão e Chico Buarque, problematiza-se essa concepção a partir de reflexões apresentadas por José Miguel Wisnik, Luiz Tatit, Arthur Nestrovski e Acauam Oliveira, e se apresentam algumas situações em que esses universos se misturam e se chocam, num constante movimento de aproximações e distanciamentos. Assim, para além da superada discussão sobre a ideia de “fim da canção”, realizou-se a análise de obras de rap em associação com obras do cancioneiro popular quando estas são diretamente citadas por aquelas, ou quando há proximidade temática. Por fim, discutem-se os rumos desse gênero musical 30 anos após o grande sucesso alcançado pelos Racionais MCs nos anos 1990.
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