A relação da literatura de cordel na antroponímia dos fantoches populares portugueses

Autores

  • José Luís de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v0i10.77

Palavras-chave:

Teatro de bonecos, Literatura de cordel, Folhetos volantes

Resumo

RESUMO: O mundo do teatro de bonecos em Portugal está envolto numa bruma, devido, em parte, a algum desinteresse da classe teatreira, mas principalmente, à escassa documentação sobre esta arte ancestral. O teatro de marionetas popular era pouco palavroso, em oposição ao teatro de atores de carne e osso, onde o verbo era fundamental. O repertório de texto diminuto, transmitido por via oral, levou à perda substancial de um entretenimento que fez os encantos de miúdos e graúdos ao longo dos séculos. Uma das lacunas é a génese dos próprios apodos pelos quais os bonifrates eram conhecidos. Atualmente encontra-se vulgarizado o cognome Dom Roberto (conhecido até 1962 por robertos) para designar os bonecos de luva populares portugueses. Este evoluiu a partir do drama de cordel adaptado da lenda medieval Roberto do diabo e que fez parte do repertório do teatro de bonecos populares portugueses.

PALAVRAS-CHAVE: Teatro de bonecos, literatura de cordel, folhetos volantes.

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ABSTRACT: The world of puppet theater in Portugal is shrouded in mist, partly due to some disinterest in theater professionals, but mainly due to the scarce documentation about this ancestral art. The popular puppet theater was of few text, as opposed to the actors theater, where the verb was fundamental. The diminutive repertoire of orally transmitted text has led to the substantial loss of entertainment that has made the charms of kids and adults over the centuries. One of the gaps is the genesis of the nicknames for which puppets were known. At the moment the name Dom Roberto (known until 1962 by robertos) is popularized to designate the Portuguese glove popular puppets. This evolved from the chapbook drama adapted from the medieval legend Robert the devil and that was part of the repertoire of Portuguese popular puppet theatre.

 KEYWORDS: Puppet theater, chapbooks.

 

 

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Publicado

2018-04-07

Como Citar

de Oliveira, J. L. (2018). A relação da literatura de cordel na antroponímia dos fantoches populares portugueses. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 5(2), 4–18. https://doi.org/10.35921/jangada.v0i10.77