Perspectivas de leitura em sentido conotativo no conto "A Menina de lá", de João Guimarães Rosa
DOI:
https://doi.org/10.35921/jangada.v0i10.83Palavras-chave:
Conotação, Leitor, Texto, João Guimarães Rosa, LiteraturaResumo
RESUMO: Este artigo reflete sobre o encontro entre o conto A menina de lá de João Guimarães Rosa e o aluno, leitor no contexto escolar brasileiro. Repensando a prática da leitura baseando-se na Conotação como instrumento para a interpretação de textos literários e dissipando o mito da dificuldade ou incompreensão desse tipo de escrita, propõe-se um mapeamento dos termos essenciais para a compreensão do todo textual visando questionar se a conotação favorece a compreensão do conto e se fomenta o entendimento de outros textos desenvolvendo a crítica e a reflexão.
PALAVRAS-CHAVE: Conotação, Leitor, Texto, João Guimarães Rosa, Literatura.
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ABSTRACT: This article reflects the meeting between the tale The Girl From There by João Guimarães Rosa and the student, reader in the brazilian school context. Rethinking the reading practice based on connotation as an instrument of literary text interpretation and dissipating the mith of difficulty or noncomprehention of this type of writing. It is proposed a mapping of the essential terms for the comprehention of the whole text in order to question whether the connotation is an advantage for the comprehention of the tale and whether it fosters understanding of others texts by developing the criticism and reflection.
KEYWORDS: Connotation, Reader, Text, João Guimarães Rosa, Literature.
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