A poesia pau-brasil: desconstruindo o Brasil de José de Alencar em "Iracema"

Autores

  • Ingrid da Silva Marinho
  • Telma Borges

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v0i6.95

Palavras-chave:

Poesia pau-brasil, Iracema, Desconstrução, Carnavalização

Resumo

Resumo: Este artigo analisa a Poesia Pau Brasil, de Oswald de Andrade, como sendo uma reescrita da genealogia da identidade brasileira, no sentido de desconstruir a ideia de Brasil no romance Iracema, de José de Alencar, o qual trata do índio como um elemento mítico e exclui a presença do negro. Nesse
sentido, essa reflexão fará uma breve análise de ambas as obras, partindo da tentativa de compreender a representação identitária nacional, tangenciando o
conceito de carnavalização, elemento presente em Pau Brasil e de suma importância para reforçar a ideia de desconstrução do Brasil escrito por Alencar.

Palavras-chave: Poesia Pau Brasil; Iracema; Desconstrução; Carnavalização.

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Abstract: The article analyzes the Pau Brasil Poetry of Oswald de Andrade as a rewrite of the genealogy of Brazilian identity, in order to deconstruct the idea of
Brazil in the novel Iracema, by José de Alencar, which deals with the Indian as a mythical element and exclude the presence of black slaves. In this sense, this
reflection will make a brief analysis of both works, based on the attempt to understand the national identity representation, tangential to the concept of
carnivalization, this element in the work Pau Brasil and of great importance to strengthen the deconstruction of the idea of Brazil written by Alencar.

Keywords: Poesia Pau Brasil; Iracema; Deconstruction; Carnivalization.

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Publicado

2018-04-24

Como Citar

Marinho, I. da S., & Borges, T. (2018). A poesia pau-brasil: desconstruindo o Brasil de José de Alencar em "Iracema". Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 3(2), 57–72. https://doi.org/10.35921/jangada.v0i6.95

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