O papel da mulher na ópera italiana do século XIX

Autores

  • Isabel Viana UTAD

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v1i12.186

Palavras-chave:

Papel da Mulher, Século XIX, Romantismo, Ópera Italiana

Resumo

Neste artigo refleti sobre o papel que a mulher desempenhou na ópera italiana do século XIX, que, no fundo, espelhava essencialmente o seu papel na sociedade, embora de forma intensificada, pois as emoções, atitudes e comportamentos eram descritos na ópera de forma mais veemente. Analisei ainda o período romântico e as suas caraterísticas na ópera italiana e dos seus representantes mais célebres: Rossini (1792–1868), Donizetti (1797–1848), Bellini (1801–1835), Verdi (1813–1901) e Puccini (1858–1924), ainda que este seja já catalogado como pertencente ao Verismo (Realismo / Naturalismo nos estudos literários).

Referências

BARREIROS, A. J. História da Literatura Portuguesa. Vol. II — Séc. XVII-XX. 2.ª edição completamente refundida. Braga: Livraria Editora Pax, 1966.
BOYDEN, M. The Rough guide to Opera. London: Rough Guides, 2002.
CLÉMENT, C. Opera, or the Undoing of Women. London-New York: I. B. Tauris Publishers, 1997.
GROUT, D. J. & PALISCA, C. V. História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva, 2001.
PLANTINGA, L. Romantic Music: A History of Musical Style in Nineteenth-Century Europe (The Norton Introduction to Music History). New York / London: W. W. Norton & Company, 1984.
ROSS, M. B. “Romantic quest and conquest: troping masculine power in the crisis of poetic identity”. In: MELLOR, A. K. Romanticism and Feminism. Bloomington: Indiana University Press, pp. 26-51, 1988.
SARAIVA, A. J. e LOPES, Ó. História da Literatura Portuguesa. 15.ª edição. Porto: Porto Editora, 1989.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Viana, I. (2018). O papel da mulher na ópera italiana do século XIX. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 6(2), 138–157. https://doi.org/10.35921/jangada.v1i12.186