A crítica sociológica e dialética de Antonio Candido: entre o fato social e a expressão

Autores

  • Fabrício Lemos da Costa Universidade Estadual do Amapá
  • Sílvio Augusto de Oliveira Holanda Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v1i13.216

Palavras-chave:

Antonio Candido, Dialética, Expressão artística, Crítica sociológica

Resumo

RESUMO: Este ensaio tem como objetivo refletir sobre o método do crítico brasileiro Antonio Candido, cuja peculiaridade consiste em demonstrar, dialeticamente, a particularidade da obra literária, em que o externo, ou seja, os fatores sociais, tornam-se internos, convertendo-se em expressão artística. Para o crítico, faz-se mister considerar na interpretação, o social como elemento da organicidade do texto e da composição do enredo, e não apenas como ilustração do contexto em que o texto está inserido. Assim, interessa-o como assuntos relacionados ao dinheiro, ao capitalismo, ao dote e ao casamento, por exemplo, tornam-se parte do discurso literário e da conjuntura geral da obra, como o fez na análise do romance Senhora, de José de Alencar. Nossa reflexão concentrar-se-á, sobretudo a partir de A Literatura e Sociedade, publicado pela primeira vez em 1965, no contexto da ditadura militar.

Palavras-Chave: Antonio Candido, Dialética, Expressão Artística, Crítica Sociológica.

Referências

ALENCAR, José de. Senhora. São Paulo: EDIGRAF, 1970.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade: estudos de teoria e história literária. 2. ed. São Paulo: Nacional, 1967.
_________________. Na sala de aula. 8. ed. São Paulo: Ática, 2005.
_________________. O discurso e a cidade. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades; Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.
LÉVI-STRAUSS, Claude. A estrutura e a forma. In: Antropologia estrutural dois. Trad. Maria do Carmo Pandolfo. 4. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993, pp. 121-151.
LIMA, Luiz Costa. A Análise sociológica da literatura. In: Teoria da literatura em suas fontes. Organização, Seleção e Introdução de Luiz Costa Lima. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2002, pp. 659-687. 2.v.
PIQUER, David Viñas. Historia de la crítica literaria. Barcelona: Ariel, 2002.

Downloads

Publicado

2019-06-28

Como Citar

Costa, F. L. da, & Sílvio Augusto de Oliveira Holanda. (2019). A crítica sociológica e dialética de Antonio Candido: entre o fato social e a expressão. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 7(1), 22–31. https://doi.org/10.35921/jangada.v1i13.216