Reencenação e pós-apocalipse na obra fotográfica de Francesca Woodman

Autores

  • Luís Carlos S. Branco Departamento de Línguas e Culturas/CLLC da Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v1i14.234

Palavras-chave:

Francesca Woodman, 1970s, Women Utopia, Post-apocalypse, Tableaux vivants

Resumo

A obra fotográfica de Francesca Woodman surge integrada numa geração estadunidense de fotógrafas, ainda imbuídas do espírito da segunda vaga feminista, nos anos setenta, da qual fazem parte Ana Mendieta e Cindy Sherman, entre outras. Para além da evidente qualidade estética, a obra de Woodman é profundamente questionadora dos papéis de género, que tende a inverter e a rasurar nas suas fotografias sempre de modo pertinente. Neste sentido, são particularmente significativos os seus tableaux vivants fotográficos, nos quais recria quadros célebres do cânone artístico mundial e de passagens bíblicas, questionando assim, nas suas recriações, não só as noções de género, mas também a própria validade da historiografia artística oficial, dominada pelo ponto de vista masculino. Simultaneamente, as suas fotografias configuram um mundo pós-apocalíptico e propõem uma utopia de índole feminista como resposta. Pretendo analisar com detalhe os elementos referidos.

Referências

ANZIEU, D. The skin ego. New Haven and London: Yale University Press, 1989.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo: Volume II. Trad. Sérgio Milliet. 2 ª Edição Lisboa: Quetzal Editores, 2015. [1949]

BLESSING, J. “The geometry of time. Some notes on Francesca´s Woodman´s Video”. In: C. Keller (Ed.), Francesca Woodman. Exhibition Catalogue (p. 203). New York: Solomon R. Guggenheim Museum, 2011.

BERGER, J. Ways of seeing. London: Pinguin Books, 1990. [1972]

________. After the end. Representations of the post-apocalypse. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1999.

BERNE, B. “To tell the truth”. In: G. Schor; E. Bronfen (Eds.), Francesca Woodman. Works From the Sammlung Verbund (p. 89-93). Nova Iorque: D.A.P./Distributed Art Publishers, 2014.

BRONFEN, E. “Leaving an imprint. Francesca Woodman´s photographic tableaux vivants.” In: G. Schor; E. Bronfen (Eds.), Francesca Woodman. Works From the Sammlung Verbund (p. 11-30). Nova Iorque: D.A.P./Distributed Art Publishers, 2014.

DELEUZE, G. A imagem-tempo. Cinema 2. Trad. Sousa Dias. Lisboa: Assírio & Alvim, 2015. [1985]

HEFFERNAN, T. Post-apocalyptic culture. Modernism, post modernism and the twentieth-century novel. Toronto: University of Toronto Press, 2008.

LACAN, J. Seminário. Livro 11. Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 1988. [1964]

PIPPIN, T. Apocalyptic bodies. The biblical end of the world in text and images. London: Routledge, 1999.

RAYMOND, C. Francesca Woodman and the kantian Sublime. New York: Routledge, 2010.

________. Francesca Woodman´s dark gaze. The diazotypes and other late works. New York: Routledge, 2016.

RICHES, H. K. Skin, surface and subjectivity. The self-representational photography of Francesca Woodman. Tese de doutoramento, University College London. Londres: Reino Unido, 2004. Retirado de: http://discovery.ucl.ac.uk/1383222/1/405969.pdf

SCHOR, G.; BRONFEN, E. (Eds.) Francesca Woodman. Works from the Sammlung Verbund. Nova Iorque: D.A.P./Distributed Art Publishers, 2014.

SCHOR, G. “Introductory remarks and acknowledgements”. In: G. Schor; E. Bronfen (Eds.), Francesca Woodman. Works From the Sammlung Verbund (p. 7-9). Nova Iorque: D.A.P./Distributed Art Publishers, 2014.

---------- “Props as metaphors – arranged by Francesca Woodman”. In: G. Schor; E. Bronfen (Eds.), Francesca Woodman. Works From the Sammlung Verbund (p. 33-49). Austria: Sammlung Verbund, 2014a.

SOLOMON-GODEAU, A. “Just like a woman”. In: A. Gabhart; R: W. Krauss (Eds), Francesca Woodman Photographic Work (14-35). Wellesley: Wellesley College Museum and Hunter College Art Gallery, 1986. Retirado de: https://www.galeriewinter.at/en/artists/francesca-woodman/abigail-solomon-godeau-just-like-a-woman/

________. “Body double”. In G. Schor; E. Bronfen (Eds.), Francesca Woodman. Works From the Sammlung Verbund (p. 73-87). Nova Iorque: D.A.P./Distributed Art Publishers, 2014.

TISSERON, S. “Intimité et extimité”. Communications, Volume 88, Nº 1, 83-91. 2011. Retirado de: http://www.persee.fr/issue/comm_0588-8018_2011_num_88_1

WOODMAN, F. Some disordered interior geometries. Philadelphia: Synapse, 1981.

REFERÊNCIAS FÍLMICAS E VIDEOGRÁFICAS

COELHO, E. P. Portugalmente III. Lisboa: RTP 2, 1999. Retirado de: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/francesca woodman/#sthash.TnmVOYTy.RSVbYvMC.dpbs

WILLIS, C. S. The Woodmans. C. Scott Films, 2010. Retirado de: https://www.youtube.com/watch?v=5zqNUdtCwkU

WOODMAN, F. Francesca Woodman´s video-work, 1976-1981. Retirado de:

https://www.youtube.com/watch?v=7-QdeKDkXqE

Downloads

Publicado

2019-12-22

Como Citar

S. Branco, L. C. (2019). Reencenação e pós-apocalipse na obra fotográfica de Francesca Woodman. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 1(14), 39–57. https://doi.org/10.35921/jangada.v1i14.234

Edição

Seção

Dossiê