Reencenação e pós-apocalipse na obra fotográfica de Francesca Woodman

Autores/as

  • Luís Carlos S. Branco Departamento de Línguas e Culturas/CLLC da Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v1i14.234

Palabras clave:

Francesca Woodman, 1970s, Women Utopia, Post-apocalypse, Tableaux vivants

Resumen

A obra fotográfica de Francesca Woodman surge integrada numa geração estadunidense de fotógrafas, ainda imbuídas do espírito da segunda vaga feminista, nos anos setenta, da qual fazem parte Ana Mendieta e Cindy Sherman, entre outras. Para além da evidente qualidade estética, a obra de Woodman é profundamente questionadora dos papéis de género, que tende a inverter e a rasurar nas suas fotografias sempre de modo pertinente. Neste sentido, são particularmente significativos os seus tableaux vivants fotográficos, nos quais recria quadros célebres do cânone artístico mundial e de passagens bíblicas, questionando assim, nas suas recriações, não só as noções de género, mas também a própria validade da historiografia artística oficial, dominada pelo ponto de vista masculino. Simultaneamente, as suas fotografias configuram um mundo pós-apocalíptico e propõem uma utopia de índole feminista como resposta. Pretendo analisar com detalhe os elementos referidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANZIEU, D. The skin ego. New Haven and London: Yale University Press, 1989.

BEAUVOIR, S. O segundo sexo: Volume II. Trad. Sérgio Milliet. 2 ª Edição Lisboa: Quetzal Editores, 2015. [1949]

BLESSING, J. “The geometry of time. Some notes on Francesca´s Woodman´s Video”. In: C. Keller (Ed.), Francesca Woodman. Exhibition Catalogue (p. 203). New York: Solomon R. Guggenheim Museum, 2011.

BERGER, J. Ways of seeing. London: Pinguin Books, 1990. [1972]

________. After the end. Representations of the post-apocalypse. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1999.

BERNE, B. “To tell the truth”. In: G. Schor; E. Bronfen (Eds.), Francesca Woodman. Works From the Sammlung Verbund (p. 89-93). Nova Iorque: D.A.P./Distributed Art Publishers, 2014.

BRONFEN, E. “Leaving an imprint. Francesca Woodman´s photographic tableaux vivants.” In: G. Schor; E. Bronfen (Eds.), Francesca Woodman. Works From the Sammlung Verbund (p. 11-30). Nova Iorque: D.A.P./Distributed Art Publishers, 2014.

DELEUZE, G. A imagem-tempo. Cinema 2. Trad. Sousa Dias. Lisboa: Assírio & Alvim, 2015. [1985]

HEFFERNAN, T. Post-apocalyptic culture. Modernism, post modernism and the twentieth-century novel. Toronto: University of Toronto Press, 2008.

LACAN, J. Seminário. Livro 11. Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 1988. [1964]

PIPPIN, T. Apocalyptic bodies. The biblical end of the world in text and images. London: Routledge, 1999.

RAYMOND, C. Francesca Woodman and the kantian Sublime. New York: Routledge, 2010.

________. Francesca Woodman´s dark gaze. The diazotypes and other late works. New York: Routledge, 2016.

RICHES, H. K. Skin, surface and subjectivity. The self-representational photography of Francesca Woodman. Tese de doutoramento, University College London. Londres: Reino Unido, 2004. Retirado de: http://discovery.ucl.ac.uk/1383222/1/405969.pdf

SCHOR, G.; BRONFEN, E. (Eds.) Francesca Woodman. Works from the Sammlung Verbund. Nova Iorque: D.A.P./Distributed Art Publishers, 2014.

SCHOR, G. “Introductory remarks and acknowledgements”. In: G. Schor; E. Bronfen (Eds.), Francesca Woodman. Works From the Sammlung Verbund (p. 7-9). Nova Iorque: D.A.P./Distributed Art Publishers, 2014.

---------- “Props as metaphors – arranged by Francesca Woodman”. In: G. Schor; E. Bronfen (Eds.), Francesca Woodman. Works From the Sammlung Verbund (p. 33-49). Austria: Sammlung Verbund, 2014a.

SOLOMON-GODEAU, A. “Just like a woman”. In: A. Gabhart; R: W. Krauss (Eds), Francesca Woodman Photographic Work (14-35). Wellesley: Wellesley College Museum and Hunter College Art Gallery, 1986. Retirado de: https://www.galeriewinter.at/en/artists/francesca-woodman/abigail-solomon-godeau-just-like-a-woman/

________. “Body double”. In G. Schor; E. Bronfen (Eds.), Francesca Woodman. Works From the Sammlung Verbund (p. 73-87). Nova Iorque: D.A.P./Distributed Art Publishers, 2014.

TISSERON, S. “Intimité et extimité”. Communications, Volume 88, Nº 1, 83-91. 2011. Retirado de: http://www.persee.fr/issue/comm_0588-8018_2011_num_88_1

WOODMAN, F. Some disordered interior geometries. Philadelphia: Synapse, 1981.

REFERÊNCIAS FÍLMICAS E VIDEOGRÁFICAS

COELHO, E. P. Portugalmente III. Lisboa: RTP 2, 1999. Retirado de: https://arquivos.rtp.pt/conteudos/francesca woodman/#sthash.TnmVOYTy.RSVbYvMC.dpbs

WILLIS, C. S. The Woodmans. C. Scott Films, 2010. Retirado de: https://www.youtube.com/watch?v=5zqNUdtCwkU

WOODMAN, F. Francesca Woodman´s video-work, 1976-1981. Retirado de:

https://www.youtube.com/watch?v=7-QdeKDkXqE

Publicado

2019-12-22

Cómo citar

S. Branco, L. C. (2019). Reencenação e pós-apocalipse na obra fotográfica de Francesca Woodman. Jangada crítica | Literatura | Artes, 7(2), 39–57. https://doi.org/10.35921/jangada.v1i14.234