'O pequeno Naia contra o rei dos dragões': pensamento chinês em desenho animado

Autores

  • Luciana de Paula Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v1i18.389

Palavras-chave:

pensamento chinês, dinâmica circular, comunhão, flexibilidade

Resumo

Com a passagem das organizações humanas mais simples, como os vilarejos e as pequenas cidades, para o império, algo de uma harmonia mais íntima entre o ser e seu meio se perdeu. Tal perda redunda em uma série de consequências sobre a maneira de se observar e conceber a realidade que nos cerca: uma linearidade dicotômica entre extremos tende a substituir dinâmicas de pensamento circulares mais abrangentes e flexíveis. Contudo, um conjunto de grandezas culturais e de pensamento resiste como baluarte dessa forma de compreensão circular: o pensamento chinês. O presente estudo busca iniciar um percurso pelo pensamento chinês via análise da animação O pequeno Naia contra o rei dos dragões, explorando a inserção de elementos do enredo em uma dinâmica circular. Com tal intento, contatou-se que a dinâmica circular, apresentada na animação, propõe não uma supremacia da ação circular sobre a linear, mas a conjugação desta a uma dimensão maior. Para muito além de dicotomias maniqueístas simplistas, comuns a algumas produções infantis, O pequeno Naia contra o rei dos dragões propõe um olhar gracioso em relação à ação humana, nem plenamente abstersa, nem irremediavelmente perversa.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

de Paula, L. (2021). ’O pequeno Naia contra o rei dos dragões’: pensamento chinês em desenho animado. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 9(2), 312–338. https://doi.org/10.35921/jangada.v1i18.389