Imagem e corrosão: a écfrase crítica na narrativa de W. G. Sebald
DOI:
https://doi.org/10.35921/jangada.v12i1.550Palavras-chave:
écfrase, imagem, W. G. Sebald, experiênciaResumo
Este artigo investiga a écfrase na produção narrativa de W. G. Sebald. Seu corpus está delimitado por uma série de imagens e écfrases selecionadas do romance Os anéis de Saturno, bem como por passagens do primeiro longo poema da obra Nach der Natur: Ein Elementargedicht (“Segundo a Natureza: um poema elementar”), em que narrador trata da vida e obra de Matthias Grünewald. Ao mobilizar a análise e descrição da écfrase, situando-a como recurso retórico e literário de efeito poético e crítico, este artigo desenvolve-se sobre a hipótese de que Sebald se vale da écfrase a fim de restituir a experiência tal como tomada por Walter Benjamin, isto é, como tradução do vivido em experiência viva.
Referências
BARBOSA, M. A. Écfrase na poesia de W. G. Sebald. Cadernos Benjaminianos, Belo Horizonte, v. 12, p. 121-134, 2016.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989. – (Obras escolhidas; v. 3).
________. Linguagem, tradução, literatura (filosofia, teoria e crítica). 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. - (FILÔ/Benjamin).
________. O anjo da história. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016. - (FILÔ/Benjamin)
________. Origem do drama trágico alemão. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. - (FILÔ/Benjamin).
________. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2020.
________. Sobre o programa da filosofia por vir. 1. ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2019.
CAMPOS, Haroldo. Grande Sertão Veredas: Haroldo de Campos sobre Guimarães Rosa. Entrevista disponível no YouTube, em https://www.youtube.com/watch?v=tVTSZbWiyZA&t=1986s Acesso em: 25 set. 2023.
CARDOSO, L. G. Accountability entre o chamado e a promessa [meio eletrônico]. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Programa de Pós-graduação em Direito. Curitiba, 2021.
D’ANGELO, Biagio. Os anéis de Saturno: O instinto enciclopédico de W. G. Sebald. In: Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte, Porto Alegre, volume 3, número 2, p. 61 – 82, dezembro de 2021.
FERREIRA, J. J. Atlas de poeira: memória, imagem, metamorfose. In: ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 9, n. 1, 2022. DOI: 10.36025/arj.v9i1.29660. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/29660 . Acesso em: 16 jan. 2023.
GATTI, Luciano. Duas fotografias em Austerlitz, de W. G. Sebald. RevistaPHILIA | Filosofia, Literatura & Arte, Porto Alegre, volume 3, número2, p. 101 – 116, dezembro de 2021.
GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela Inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
HANSEN, João Adolfo. Categorias epidíticas da ekphrasis. In: Revista USP. São Paulo: n.71, p. 85- 105, set/nov 2006. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/viewFile/13554/15372 Acesso mais recente em: 16/01/2023
KLEIN, Kelvin Falcão. Entre vivos e mortos: imagem e memória. Literatura e autoritarismo (Dossiê Imagens de Devastação). Junho de 2012.
________. Estratégias de visualidade na literatura: o olho Sebald. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2021.
________. W. G. Sebald e o Olho da História. Cadernos Benjaminianos, Belo Horizonte, v. 12, p. 108-120, 2016.
________. W. G. Sebald: pós-memória, palavra e imagem. In: Aletria, Belo Horizonte, v. 27, n. 2, p. 209-224, out. 2017.
MALCHER, B. Acessando um passado inacessível: a apresentação dialética da história em W.G. Sebald. Revista Terceira Margem, v. 25, n. 45 (2021), p. 255-274
MARTINS, Paulo. Uma visão periegemática sobre a écfrase. In: Revista Clássica, v. 29, n. 2, p. 163-204. 2016.
MCGONAGILL, Doris. Warburg, Sebald, Richter - Toward a visual memory archive. Harvard University?ProQuest Dissertations Publishing, ?2006. Disponível em: https://www.proquest.com/pagepdf/305336536?accountid=26646 Acesso mais recente em 16/01/2023
MITCHELL, W. J. T. Ekphrasis and the Other. Picture Theory, Chicago, The University of Chicago Press, 1994
NUNES ABREU, H. Persistência do paradigma indiciário na gestualidade entre imagens científicas e imagens artísticas. In: ARJ – Art Research Journal: Revista de Pesquisa em Artes, [S. l.], v. 9, n. 1, 2022. DOI: 10.36025/arj.v9i1.29642. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/29642 . Acesso em: 16 jan. 2023.
PETITO, Jean. Semiotic enargeia: a tribute to Umberto Eco. The Philosophy of Umberto Eco. The Library of Living Philosophers. Open Court Publishing Company. La Salle: Illinois, 2016. p. 331-362.
SANTANA, E.L. Écfrase: a erudição clássica no século XIX e seus efeitos na produção literária do Visconde de Taunay. Aedos, v. 13, n. 30, p. 118-132, jan.–jun., 2022.
SEBALD, W. G. Austerlitz. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
________. Campo Santo. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
________. Guerra aérea e literatura: um ensaio sobre Alfred Andersh. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
________. Nach der Natur - ein Elementargedicht. 5. Auf. Frankfurt am Main: Fischer Verlag, 2012.
________. Os anéis de Saturno: uma peregrinação inglesa. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
________. Os emigrantes: quatro narrativas longas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
________. Vertigem: sensações. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
SEBALD, W. G. & TRIPP, Jan Peter. Unerzählt - 33 Texte und 33 Radierungen mit einem
Gedicht von Hans Magnus Enzensberger und einem Nachwort von Andrea Köhler. 1. Auf.
München, Wien: Carl Hanser Verlag, 2003.
________. Sin contar. 33 textos y 33 grabados. Con un poema de Hans Magnus Enzensberger y un epílogo de Andrea Köhler. Madrid: Nórdica Libros, 2007.
VIEIRA, M. P. Dimensões da écfrase: a presença da pintura e da arquitetura em romances de artista. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, Belo Horizonte, 2016.