A memória da ditadura militar e o cancional brasileiro: onde Racionais MC's reflete Caetano Veloso

Autores

  • José Roberto Araújo de Godoy IEL-Unicamp
  • Jaeder Ferreira de Oliveira IEL Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.578

Palavras-chave:

Literatura testemunhal;, Cancional brasileiro;, Dialética da marginalidade;

Resumo

O presente artigo insere-se nas áreas de teoria literária, literatura comparada e literatura testemunhal, e pretende investigar implicações político-ideológicas possíveis a partir de "Narciso em Férias" (1997), o relato de Caetano Veloso sobre sua prisão durante a ditadura militar brasileira. Para tanto, analisa-se a significação da figura de Caetano Veloso, como músico e performer, dentro do cancional brasileiro do século XX. Em seguida, compara-se sua obra com aquela do grupo de rap paulista Racionais MC's, especificamente da música Mil Faces de um Homem Leal (Marighella) (2012), analisada como parte da memória coletiva sobre o regime militar. Essa comparação permite que se perceba um posicionamento discursivo, por parte de Racionais MC's, que se aproxima mais do paradigma da marginalidade, conforme Rocha (2006).

 

 

Biografia do Autor

José Roberto Araújo de Godoy, IEL-Unicamp

Pesquisador-colaborador do IEL-Unicamp, onde realiza estágio pós-doutoral. Doutor em Letras/Literatura, Cultura e Contemporaneidade, pela PUC-RJ (bolsista CAPES). É escritor, crítico e editor. 

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Publicado

2024-09-11

Como Citar

Araújo de Godoy, J. R., & Ferreira de Oliveira, J. (2024). A memória da ditadura militar e o cancional brasileiro: onde Racionais MC’s reflete Caetano Veloso. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 11(2), e110222. https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.578