A memória da ditadura militar e o cancional brasileiro: onde Racionais MC's reflete Caetano Veloso

Autores/as

  • José Roberto Araújo de Godoy IEL-Unicamp
  • Jaeder Ferreira de Oliveira IEL Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.578

Palabras clave:

Literatura testemunhal;, Cancional brasileiro;, Dialética da marginalidade;

Resumen

O presente artigo insere-se nas áreas de teoria literária, literatura comparada e literatura testemunhal, e pretende investigar implicações político-ideológicas possíveis a partir de "Narciso em Férias" (1997), o relato de Caetano Veloso sobre sua prisão durante a ditadura militar brasileira. Para tanto, analisa-se a significação da figura de Caetano Veloso, como músico e performer, dentro do cancional brasileiro do século XX. Em seguida, compara-se sua obra com aquela do grupo de rap paulista Racionais MC's, especificamente da música Mil Faces de um Homem Leal (Marighella) (2012), analisada como parte da memória coletiva sobre o regime militar. Essa comparação permite que se perceba um posicionamento discursivo, por parte de Racionais MC's, que se aproxima mais do paradigma da marginalidade, conforme Rocha (2006).

 

 

Biografía del autor/a

José Roberto Araújo de Godoy, IEL-Unicamp

Pesquisador-colaborador do IEL-Unicamp, onde realiza estágio pós-doutoral. Doutor em Letras/Literatura, Cultura e Contemporaneidade, pela PUC-RJ (bolsista CAPES). É escritor, crítico e editor. 

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Publicado

2024-09-11

Cómo citar

Araújo de Godoy, J. R., & Ferreira de Oliveira, J. (2024). A memória da ditadura militar e o cancional brasileiro: onde Racionais MC’s reflete Caetano Veloso. Jangada crítica | Literatura | Artes, 11(2), e110222. https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.578