“Já é hora do corpo vencer a manhã”: domesticação e emancipação da corporeidade nas canções do Clube da Esquina
DOI:
https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.605Palavras-chave:
Canção, Clube da Esquina, CorporeidadeResumo
Nesse artigo, discutiremos representações da questão da corporeidade na obra do Clube da Esquina. As análises que serão feitas aqui visam elencar e refletir não apenas sobre as representações do corpo em si, mas como a visão da corporeidade foi se desenvolvendo nas canções desse importante movimento da música mineira. Nesse intuito, o recorte de obras que compõem nosso objeto de estudo concentra-se, sobretudo, em diversos discos do cantor e compositor Milton Nascimento, que foi o organizador e o ponto central de união desse coletivo de músicos. Seus primeiros discos representaram a gênese e a descoberta das possibilidades estéticas que se converteram na assinatura harmônica, sonora e lírica do Clube da Esquina como um todo. Ainda que seus integrantes desenvolvessem ramificações dessa estética em suas obras individuais, é possível afirmar que poucos deles se distanciaram do ethos que foi coletivamente costurado nos discos da fase clássica de Milton Nascimento.
Referências
ANDRADE, Mario de. Poesias Completas. Belo Horizonte: Villa Rica, 1993.
BANDEIRA, Manuel. Libertinagem. São Paulo: Global Editora e Distribuidora Ltda., 2019.
BENJAMIN, Walter. Walter Benjamin, Sociologia. 2.ed. Trad., introd. e org. Flávio Kothe. São Paulo: Ática, 1991.
BRANT, Fernando. Lugar de encontro. In: Guia turístico de Belo Horizonte: Roteiro Clube da Esquina. Belo Horizonte: Museu Clube da Esquina, 2006.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico. In: Instituto Humanitas Unisinos. São Leopoldo: IHU, 2010. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/174-noticias-2010/587012-o-corpo-utopico-texto-inedito-de-michel-foucault. Acessado em 23 de março de 2024.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: Nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
MARTINS, Bruno Viveiros. Som Imaginário: a reinvenção da cidade nas canções do Clube da Esquina. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
MENEZES, Bruno. Obras Completas. Secretaria Estadual de Cultura. Belém-Pará, 1993.
MIRANDA, Wander Melo. As fronteiras internas da nação. In: Anais do 5o Congresso Abralic. Cânones e Contextos. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra. São Paulo: Pé da Letra, 2021.
PAULA, João Antônio de. Raízes da modernidade em Minas Gerais. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SENNETT, Richard. Carne e Pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. Rio de Janeiro: Bestbolso, 2008.
RFERERÊNCIAS FONOGRÁFICAS
BIS, 14. Pele de Verão. In: Além Paraíso. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1982.
BORGES, Lô. Clube da Esquina II. In: A Via Láctea. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1979. Duração: 3:57.
NASCIMENTO, Milton. Amigo Amiga. In: Milton. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1970a. Duração: 4:30.
NASCIMENTO, Milton. Beco do Mota. In: Milton Nascimento. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1969a. 3:02.
NASCIMENTO, Milton. Canção do Sal. In: Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Dubas Música, 1967a. Duração: 3:16.
NASCIMENTO, Milton. Clube da Esquina. In: Milton. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1970b. Duração: 2:47.
NASCIMENTO, Milton. Crença. In: Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Dubas Música, 1967b. Duração: 3:16.
NASCIMENTO, Milton. Irmão de Fé. In: Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Dubas Música, 1967c. Duração: 2:50.
NASCIMENTO, Milton. Morro Velho. In: Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Dubas Música, 1967d. Duração: 4:36.
NASCIMENTO, Milton. Outubro. In: Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Dubas Música, 1967e. Duração: 3:34.
NASCIMENTO, Milton. Rosa do Ventre. In: Milton Nascimento. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1969b. Duração: 2:47.
NASCIMENTO, Milton. Sentinela. In: Milton Nascimento. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1969c. Duração: 4:25.
NASCIMENTO, Milton. Sunset Marquis 333 Los Angeles. In: Milton Nascimento. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1969d. Duração: 2:20.
NASCIMENTO, Milton. Vera Cruz. In: Courage. Rio de Janeiro: Santa Mônica: AM&Jazz/Universal Music Group, 1969e. Duração: 3:09.
NASCIMENTO, Milton. BORGES, Lô. Ao que vai Nascer. In: Clube da Esquina. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1972a. Duração: 3:22.
NASCIMENTO, Milton. BORGES, Lô. Cais. In: Clube da Esquina. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1972b. Duração: 2:45.
NASCIMENTO, Milton. BORGES, Lô. Nada Será como Antes. In: Clube da Esquina. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1972c. Duração: 3:23.
NASCIMENTO, Milton. BORGES, Lô. Nuvem Cigana. In: Clube da Esquina. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1972d. Duração: 2:59.
NASCIMENTO, Milton. BORGES, Lô. Os Povos. In: Clube da Esquina. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1972e. Duração: 4:30.
NASCIMENTO, Milton. BORGES, Lô. Pelo Amor de Deus. In: Clube da Esquina. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1972f. Duração: 2:06.
NASCIMENTO, Milton. BORGES, Lô. Saídas e Bandeiras n.1. In: Clube da Esquina. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1972g. Duração: 0:45.
NASCIMENTO, Milton. BORGES, Lô. San Vicente. In: Clube da Esquina. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1972h. Duração: 2:46.
NASCIMENTO, Milton. BORGES, Lô. Trem de Doido. In: Clube da Esquina. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1972i. Duração: 3:58.
NASCIMENTO, Milton. BORGES, Lô. Tudo que você Podia Ser. In: Clube da Esquina. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1972j. Duração: 2:57.