“Já é hora do corpo vencer a manhã”: domesticação e emancipação da corporeidade nas canções do Clube da Esquina

Autores

  • Rafael Senra Coelho UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.605

Palavras-chave:

Canção, Clube da Esquina, Corporeidade

Resumo

Nesse artigo, discutiremos representações da questão da corporeidade na obra do Clube da Esquina. As análises que serão feitas aqui visam elencar e refletir não apenas sobre as representações do corpo em si, mas como a visão da corporeidade foi se desenvolvendo nas canções desse importante movimento da música mineira. Nesse intuito, o recorte de obras que compõem nosso objeto de estudo concentra-se, sobretudo, em diversos discos do cantor e compositor Milton Nascimento, que foi o organizador e o ponto central de união desse coletivo de músicos. Seus primeiros discos representaram a gênese e a descoberta das possibilidades estéticas que se converteram na assinatura harmônica, sonora e lírica do Clube da Esquina como um todo. Ainda que seus integrantes desenvolvessem ramificações dessa estética em suas obras individuais, é possível afirmar que poucos deles se distanciaram do ethos que foi coletivamente costurado nos discos da fase clássica de Milton Nascimento.

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Publicado

2024-08-30

Como Citar

Coelho, R. S. (2024). “Já é hora do corpo vencer a manhã”: domesticação e emancipação da corporeidade nas canções do Clube da Esquina. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 11(2), e110214. https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.605