“Já é hora do corpo vencer a manhã”: domesticação e emancipação da corporeidade nas canções do Clube da Esquina

Authors

  • Rafael Senra Coelho UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.605

Keywords:

Corporeality, Milton Nascimento, Clube da Esquina, Song

Abstract

Nesse artigo, discutiremos representações da questão da corporeidade na obra do Clube da Esquina. As análises que serão feitas aqui visam elencar e refletir não apenas sobre as representações do corpo em si, mas como a visão da corporeidade foi se desenvolvendo nas canções desse importante movimento da música mineira. Nesse intuito, o recorte de obras que compõem nosso objeto de estudo concentra-se, sobretudo, em diversos discos do cantor e compositor Milton Nascimento, que foi o organizador e o ponto central de união desse coletivo de músicos. Seus primeiros discos representaram a gênese e a descoberta das possibilidades estéticas que se converteram na assinatura harmônica, sonora e lírica do Clube da Esquina como um todo. Ainda que seus integrantes desenvolvessem ramificações dessa estética em suas obras individuais, é possível afirmar que poucos deles se distanciaram do ethos que foi coletivamente costurado nos discos da fase clássica de Milton Nascimento.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ANDRADE, Mario de. Poesias Completas. Belo Horizonte: Villa Rica, 1993.

BANDEIRA, Manuel. Libertinagem. São Paulo: Global Editora e Distribuidora Ltda., 2019.

BENJAMIN, Walter. Walter Benjamin, Sociologia. 2.ed. Trad., introd. e org. Flávio Kothe. São Paulo: Ática, 1991.

BRANT, Fernando. Lugar de encontro. In: Guia turístico de Belo Horizonte: Roteiro Clube da Esquina. Belo Horizonte: Museu Clube da Esquina, 2006.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico. In: Instituto Humanitas Unisinos. São Leopoldo: IHU, 2010. Disponível em: https://www.ihu.unisinos.br/categorias/174-noticias-2010/587012-o-corpo-utopico-texto-inedito-de-michel-foucault. Acessado em 23 de março de 2024.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: Nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

MARTINS, Bruno Viveiros. Som Imaginário: a reinvenção da cidade nas canções do Clube da Esquina. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

MENEZES, Bruno. Obras Completas. Secretaria Estadual de Cultura. Belém-Pará, 1993.

MIRANDA, Wander Melo. As fronteiras internas da nação. In: Anais do 5o Congresso Abralic. Cânones e Contextos. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra. São Paulo: Pé da Letra, 2021.

PAULA, João Antônio de. Raízes da modernidade em Minas Gerais. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SENNETT, Richard. Carne e Pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. Rio de Janeiro: Bestbolso, 2008.

RFERERÊNCIAS FONOGRÁFICAS

BIS, 14. Pele de Verão. In: Além Paraíso. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1982.

BORGES, Lô. Clube da Esquina II. In: A Via Láctea. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1979. Duração: 3:57.

NASCIMENTO, Milton. Amigo Amiga. In: Milton. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1970a. Duração: 4:30.

NASCIMENTO, Milton. Beco do Mota. In: Milton Nascimento. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1969a. 3:02.

NASCIMENTO, Milton. Canção do Sal. In: Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Dubas Música, 1967a. Duração: 3:16.

NASCIMENTO, Milton. Clube da Esquina. In: Milton. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1970b. Duração: 2:47.

NASCIMENTO, Milton. Crença. In: Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Dubas Música, 1967b. Duração: 3:16.

NASCIMENTO, Milton. Irmão de Fé. In: Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Dubas Música, 1967c. Duração: 2:50.

NASCIMENTO, Milton. Morro Velho. In: Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Dubas Música, 1967d. Duração: 4:36.

NASCIMENTO, Milton. Outubro. In: Milton Nascimento. Rio de Janeiro: Dubas Música, 1967e. Duração: 3:34.

NASCIMENTO, Milton. Rosa do Ventre. In: Milton Nascimento. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1969b. Duração: 2:47.

NASCIMENTO, Milton. Sentinela. In: Milton Nascimento. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1969c. Duração: 4:25.

NASCIMENTO, Milton. Sunset Marquis 333 Los Angeles. In: Milton Nascimento. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1969d. Duração: 2:20.

NASCIMENTO, Milton. Vera Cruz. In: Courage. Rio de Janeiro: Santa Mônica: AM&Jazz/Universal Music Group, 1969e. Duração: 3:09.

NASCIMENTO, Milton. BORGES, Lô. Ao que vai Nascer. In: Clube da Esquina. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1972a. Duração: 3:22.

NASCIMENTO, Milton. BORGES, Lô. Cais. In: Clube da Esquina. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1972b. Duração: 2:45.

NASCIMENTO, Milton. BORGES, Lô. Nada Será como Antes. In: Clube da Esquina. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1972c. Duração: 3:23.

NASCIMENTO, Milton. BORGES, Lô. Nuvem Cigana. In: Clube da Esquina. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1972d. Duração: 2:59.

NASCIMENTO, Milton. BORGES, Lô. Os Povos. In: Clube da Esquina. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1972e. Duração: 4:30.

NASCIMENTO, Milton. BORGES, Lô. Pelo Amor de Deus. In: Clube da Esquina. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1972f. Duração: 2:06.

NASCIMENTO, Milton. BORGES, Lô. Saídas e Bandeiras n.1. In: Clube da Esquina. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1972g. Duração: 0:45.

NASCIMENTO, Milton. BORGES, Lô. San Vicente. In: Clube da Esquina. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1972h. Duração: 2:46.

NASCIMENTO, Milton. BORGES, Lô. Trem de Doido. In: Clube da Esquina. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1972i. Duração: 3:58.

NASCIMENTO, Milton. BORGES, Lô. Tudo que você Podia Ser. In: Clube da Esquina. Rio de Janeiro: EMI Odeon, 1972j. Duração: 2:57.

Published

2024-08-30

How to Cite

Coelho, R. S. (2024). “Já é hora do corpo vencer a manhã”: domesticação e emancipação da corporeidade nas canções do Clube da Esquina. Jangada crítica | Literatura | Artes, 11(2), e110214. https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.605