De Bulgákov a Jagger: leituras, releituras e encontros em múltiplos universos contextuais

Autores

  • Luíza França Tomaz de Aquino Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v13i1.643

Palavras-chave:

Apreensão textual, Experiência estética, O Mestre e Margarida, Sympathy for the Devil, Performance, Ressignificação

Resumo

O artigo explora a apreensão textual e comparativa de O Mestre e Margarida, romance de Mikhail Bulgákov, e de Sympathy for the Devil, canção da banda britânica The Rolling Stones, com foco em elementos materiais, corporais e sensoriais. Adicionalmente, são examinadas performances da música, que teve como inspiração compositória o clássico literário. A análise demonstra como obras se transformam em diferentes contextos e utiliza conceitos de McKenzie (sociologia dos textos), Zumthor (performance) e Gumbrecht (Stimmung) para mostrar que o significado é dinâmico, moldado pela interação entre texto, autor, público e ambiência. Cada leitura ou performance é uma experiência única, que ressignifica a obra e expande sua existência através do tempo.

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Publicado

2025-12-17

Como Citar

França Tomaz de Aquino, L. (2025). De Bulgákov a Jagger: leituras, releituras e encontros em múltiplos universos contextuais. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 13(1), e130106. https://doi.org/10.35921/jangada.v13i1.643