Gênero e escrita feminina: uma abordagem literária sobre infâncias
DOI:
https://doi.org/10.35921/jangada.v0i9.56Keywords:
Autobiografia feminina, Infância, Texto literário, CorpoAbstract
RESUMO: O artigo tem como objetivo analisar as diversas infâncias existentes no contexto brasileiro e argentino, descritas entre 1930 a 1940, averiguando as autobiografias femininas sob a concepção de gênero, buscando obter as aproximações e distanciamentos existentes na formação da criança, balizados por dois aspectos: os comportamentais e de convivência social. Como embasamento, nos ancoramos na sociologia e antropologia da infância. Para a análise literária, buscamos depreender a escritura feminina por meio das concepções sociológicas a individualização do sujeito e relação de poder das teorias eliasianas. Como resultados, consideramos a modelação de corpos e comportamentos, instituídos pela família e instrução informal, legitimadas nas relações sociais das diversas infâncias apresentadas nas obras literárias.
PALAVRAS-CHAVE: Autobiografia feminina, infância, texto literário, corpo.
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ABSTRACT: This essay says about the various existing childhoods in the Brazilian and Argentine context described between 1930-1940, taking as an analytical element, the feminine under the concept of gender autobiographies, trying to get the existing similarities and differences in the child's formation of these two countries, being marked by two things: the behavioral and social life. For the theoretical and methodological assumptions, we anchored in sociology and anthropology of childhood, for the literary analysis, we seek to infer women's writing through sociological concepts the man individualized social and power relations through Elias. As a result, we consider the modeling of bodies and behaviors, established by family and informal education, through the containment of drives and legitimated emotions in social relationships of different childhoods presented in literary works.
KEYWORDS: Autobiography feminine, childhood, literary text, body.
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