Poeta-compositor: imbricações entre música e poesia na obra de Chico Buarque
DOI:
https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.589Keywords:
Canção, Poesia, Chico BuarqueAbstract
O presente estudo busca perceber em que medida a consolidação da canção no Brasil ao longo do século XX se relaciona com a sua proliferação entre diferentes segmentos sociais e em diversos espaços culturais. Buscamos entender como a canção brasileira se configura enquanto importante reforço comunicativo para a poesia em um país de cultura televisiva e oralizada. Percebemos que a inclusão desse complexo fenômeno cultural no escopo do estudo literário é resultado de um processo de criação que se nutre de multiplicidades, que imbrica cultura popular e erudita, mistura espontâneo e contextual em sua expressão estética. Buscamos compreender, especificamente, como a produção de Chico Buarque se construiu, ao longo das décadas, enquanto elemento de resistência e crítica social que integra, em última análise, um projeto poético.
References
COMPAGNON. Antoine. O Demônio da Teoria. Literatura e senso comum. Ed. UFMG: Belo Horizonte, 2003.
CYNTRÃO, Sylvia Helena. Poetas e cancionistas: universos simbólicos em contágio. Tese (Doutorado em Literatura). Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Instituto de Letras, Universidade de Brasília, Brasília, 2000.
FONTES, Maria H. S. Sem Fantasia: Masculino e Feminino em Chico Buarque. Rio de Janeiro: Graphia, 1999.
LEITE, Geraldo. Semana Chico Buarque. Rádio Eldorado, 1989. Disponível em: www.chicobuarque.com.br/texto/mestre.asp?pg=entrevistas/entre_eldorado_27_09_89.htm. Acesso em: 03/05/2013.
MENESES, Adélia B. Desenho Mágico: Poesia e Política em Chico Buarque. São Paulo: Editora Hucitec,1982.
________. Literatura Comentada. São Paulo: Abril Educação, 1980.
SILVA, Anazildo Vasconcelos de. Quem Canta Comigo - Representações do Social na Poesia de Chico Buarque. GARAMOND, 2010.
________. Formação Épica da Literatura Brasileira. Jundiaí: Paco Editorial, 1999.
SILVA. Fernando de Barros e. Chico Buarque: Folha explica. São Paulo: Publifolha, 2004.
TATIT, Luiz. O século da canção. São Paulo: Ateliê Editorial. 2004.
WENECK, Humberto. Chico Buarque: Tantas Palavras. Todas as letras & Reportagem biográfica. São Paulo: Companhia as Letras, 2006.