Cantos de vida: teias de escrevivência na canção 'Maria da Vila Matilde', interpretada por Elza Soares

Authors

  • Daniel Batista Lima Borges Universidade Federal do Amapá - Unifap

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.594

Keywords:

Brazilian Popular Music, Literature, Writing, Oraçity

Abstract

O presente estudo analisa a letra da canção “Maria da Vila Matilde”, interpretada por Elza Soares, identificando e discutindo os elementos que refletem as realidades e desafios enfrentados pela comunidade negra brasileira. A ligação entre a análise narrativa da canção e o contexto histórico social é o conceito de escrevivência, introduzido por Conceição Evaristo, que aborda a expressão literária das experiências da negritude. Ao examinar a letra, são identificados elementos que refletem as vivências e as lutas da comunidade negra, evidenciando a conexão entre a arte e a realidade sociocultural. A análise destaca a capacidade da música de Elza Soares de transcender o mero entretenimento, oferecendo uma plataforma para expressão e a reflexão sobre questões de identidade e representatividade. Este estudo contribui para a compreensão mais profunda do papel da música como veículo de resistência e afirmação da cultura afro-brasileira, enriquecendo o diálogo sobre a interseção entre literatura, identidade, escrevivência e sociedade.

 

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Published

2024-09-11

How to Cite

Batista Lima Borges, D. (2024). Cantos de vida: teias de escrevivência na canção ’Maria da Vila Matilde’, interpretada por Elza Soares. Jangada crítica | Literatura | Artes, 11(2), e110224. https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.594