Aproximações entre literatura e cinema: narradores não confiáveis de 'Dom Casmurro' e 'Anticristo'

Autores/as

  • Renata Del Moro

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v0i11.164

Palabras clave:

Narrador não confiável, Ponto de vista, Foco narrativo

Resumen

RESUMO: Este estudo visa à análise da utilização de um recurso literário no cinema: o narrador não confiável. A apropriação cinematográfica do narrador – elemento épico por excelência – engendrou algumas mudanças significativas desse recurso, haja vista as diferenças entre a sétima arte e a literatura, e as necessidades de adequação aos gêneros. No entanto, essa apropriação também manteve traços essenciais das diversas espécies de narrador tão estudadas na ficção escrita. Isto posto, propõe-se uma investigação do narrador não confiável no filme Anticristo, de Lars von Trier, à luz de um narrador literário: Bento Santiago, do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. Não obstante a distância temporal, espacial e genérica (no sentido de gêneros literário e cinematográfico), a aproximação desses narradores elucida questões interessantes, como por exemplo a crítica proposta pelas obras e o modo com o qual ela se relaciona com os seus respectivos públicos.

PALAVRAS-CHAVE: narrador não confiável, ponto de vista, foco narrativo.

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ABSTRACT: This study aims to analyze the use of a literary mechanism in cinema: the unreliable narrator. The cinematic appropriation of the narrator – an epic element par excellence – produced significant changes of this narrative resource, as there are differences between literature and the seventh art, and there is a need of adjustment according to each genre. Nonetheless, this appropriation also has maintained essential aspects of the multiple sorts of narrators, which are studied in writing fiction. Therefore, it is proposed an investigation of the unreliable narrator of the movie Antichrist, by Lars von Trier, in the light of a literary narrator: Bento Santiago, from the novel Dom Casmurro, by Machado de Assis. Despite the temporal, spatial and generic (in the sense of different genres, the literary and the cinematographic) distance between the movie and the novel, the comparison of these two narrators clarifies interesting issues, such as the critique proposed by these works and the way in which it relates to their respective audiences.

 KEYWORDS: unreliable narrator, point of view, perspective.

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REFERÊNCIAS FILMOGRÁFICAS
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Publicado

2018-11-13

Cómo citar

Del Moro, R. (2018). Aproximações entre literatura e cinema: narradores não confiáveis de ’Dom Casmurro’ e ’Anticristo’. Jangada crítica | Literatura | Artes, 6(1), 95–109. https://doi.org/10.35921/jangada.v0i11.164