A margem da antologia em Ruy Belo

Autores/as

  • Carolina da Silva Inacio UFF

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v1i13.219

Palabras clave:

Antologia, País possível, Ruy Belo

Resumen

RESUMO: O presente artigo propõe uma análise da noção de antologia na obra País Possível (1974), do poeta português Ruy Belo (1933-1978). Buscou-se investigar em que medida o livro põe em tensão tal categoria, explorando a organização dos poemas no interior do livro e a utilização dos elementos paratextuais que o compõem.

PALAVRAS-CHAVE: Antologia; País Possível; Ruy Belo.

Citas

ARENDT, Hannah. O que é política?. São Paulo: Bertrand Brasil, 1998.
ATHAYDE, Manaíra Aires. Ruy Belo e o Modernismo brasileiro: Poesia, espólio. 2016. 362 f. Tese (Doutoramento em Materialidades da Literatura) – Universidade de Coimbra, Coimbra, 2016.
BELO, Ruy. Aquele grande rio Eufrates. 1ª ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014a.
. Homem de palavra[s]. 1ª ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014b.
. “Prefácio”. In SAINT-EXUPÉRY, Antoine de. Cidadela. Trad. Ruy Belo. Lisboa: Editorial Aster, s/d.
. País Possível. 1ª ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014c.
. Transporte no tempo. 1ª ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2014d.
DI LEONE, Luciana. O mínimo e o monumento. Os Versos de circunstância de Carlos Drummond de Andrade. In: SCRAMIM, Susana e DI LEONE, Luciana (orgs). Ler Drummond hoje. São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2014.
GENETTE, Gérard. Paratextos Editoriais. São Paulo: Ateliê Editorial, 2009.
ROSAS, Fernando. O salazarismo e o homem novo: ensaio sobre o Estado Novo e a questão do totalitarismo. Análise Social, Lisboa, v. xxxv, nº 157, p. 1031-1054, 2001.
SILVESTRE, Osvaldo. Back to the future. O livro de poesia como crítica do livro em papel e do e-book. In: PEDROSA, Celia e ALVES, Ida (orgs). Poesia contemporânea: Voz, imagem, materialidades. Belo Horizonte: EdUFMG, 2016.
. “Introdução”. In BELO, Ruy. Boca Bilíngue. Lisboa: Editorial Presença, 1997

Publicado

2019-06-28

Cómo citar

Inacio, C. da S. (2019). A margem da antologia em Ruy Belo. Jangada crítica | Literatura | Artes, 7(1), 86–96. https://doi.org/10.35921/jangada.v1i13.219