Sangue e Coca-Cola: a carnavalização e a literatura pop de Roberto Drummond
DOI:
https://doi.org/10.35921/jangada.v0i5.66Palabras clave:
Carnavalização, Literatura Pop, Sangue de Coca-ColaResumen
Este estudo se propõe à reflexão sobre as obras de Roberto Drummond, mais especificamente Sangue de Coca-Cola - romance que integra o ciclo Coca-Cola do
autor. A pesquisa se propõe a demonstrar que a arte pop não é estática e que se materializa através da interação com outras linguagens e com a cultura. Assim, o trânsito entre distintos campos discursivos como a Filosofia, Sociologia e a Teoria da Literatura apresentou-se, então, como a estratégia mais apropriada para discutir a questão.
Palavras-chave: Carnavalização, Literatura Pop, Sangue de Coca-Cola.
Citas
AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e o testemunho. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008. (Homo Sacer III)
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 5. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010
BENJAMIN, Walter. Destino e caráter. In: Escritos sobre mito e linguagem. São Paulo: Ed. 34, 2011.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: ADORNO et al. Teoria da Cultura de massa. Trad. de Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 221-254
DRUMMOND, Roberto. Sangue de Coca-Cola. São Paulo: Geração Editorial, 2004.
ERASMO, Carlos. Site Oficial de Erasmo Carlos. Disponível em: <http://www.erasmocarlos.com.br/index1.html>. Acesso em: 01 fev. 2016
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves, revisão de Lígia Vassalo. Petrópolis: Vozes, Lisboa: Centro do Livro Brasileiro, 1972.
GUELFI, Maria Lúcia Fernandes. Narciso na sala de espelhos: Roberto Drummond e as perspectivas pós-modernas da ficção. Rio de Janeiro, 1994. 394 f. Tese Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção/ Linda Hutcheon. Rio de Janeiro: Imago, 1991
LEXIKON, Herder. Dicionário de Símbolos. São Paulo: Cultrix, 1990, p. 37
BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. 5. ed. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010
BENJAMIN, Walter. Destino e caráter. In: Escritos sobre mito e linguagem. São Paulo: Ed. 34, 2011.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica. In: ADORNO et al. Teoria da Cultura de massa. Trad. de Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 221-254
DRUMMOND, Roberto. Sangue de Coca-Cola. São Paulo: Geração Editorial, 2004.
ERASMO, Carlos. Site Oficial de Erasmo Carlos. Disponível em: <http://www.erasmocarlos.com.br/index1.html>. Acesso em: 01 fev. 2016
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves, revisão de Lígia Vassalo. Petrópolis: Vozes, Lisboa: Centro do Livro Brasileiro, 1972.
GUELFI, Maria Lúcia Fernandes. Narciso na sala de espelhos: Roberto Drummond e as perspectivas pós-modernas da ficção. Rio de Janeiro, 1994. 394 f. Tese Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção/ Linda Hutcheon. Rio de Janeiro: Imago, 1991
LEXIKON, Herder. Dicionário de Símbolos. São Paulo: Cultrix, 1990, p. 37
Descargas
Publicado
2018-04-06
Cómo citar
Bowes, E. (2018). Sangue e Coca-Cola: a carnavalização e a literatura pop de Roberto Drummond. Jangada crítica | Literatura | Artes, 3(1), 7–29. https://doi.org/10.35921/jangada.v0i5.66
Número
Sección
Varia