Berenice Azambuja: viva a bombacha, tchê! A perpetuação da tradição gauchesca na composição de autoria feminina
DOI :
https://doi.org/10.35921/jangada.v0i8.125Mots-clés :
Tradição, Modernidade, Berenice Azambuja, Composição de autoria femininaRésumé
Resumo: O presente artigo visa à análise de três músicas, cujas letras são de composição de Berenice Azambuja, do álbum intitulado Fogo de chão, da autora e d’Os Açorianos, lançado em 1975. As letras escolhidas são: “Lanceiro negro”, “Querência” e “Lamento de um gaúcho”, as quais são analisadas quanto à manutenção da tradição e à inovação na temática Regionalista e Tradicionalista gauchesca, sob a perspectiva da visão feminina nesse processo. Através da
cultura popular, por sua vez, é que foram fundadas as bases e difundidas as ideias que até hoje são parte do acervo cultural memorialístico do povo gaúcho. Assim, em meio a todo o processo de manutenção do ideário relacionado à figura do gaúcho, é importante a reflexão acerca do papel desempenhado pela mulher na guarda e continuidade da tradição, assim como se existe alguma forma de superação dessa significação. A sua importância no meio social, artístico e
cultural, como disseminadora dos ideais e costumes gauchescos, muitas vezes, encontra-se sobreposta e quase apagada, haja vista a maior quantidade de homens como representantes da cultura, sendo em maior número, também, os compositores e os intérpretes da música tradicionalista gauchesca do sexo masculino, o que implica dizer que a visão masculina está intimamente ligada à legitimação da figura do gaúcho.
Palavras-chave: Tradição; modernidade; Berenice Azambuja; composição de autoria feminina.
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Abstract: This article aims to analyze three songs, whose lyrics were composed by Berenice Azambuja, from the album titled Fogo de chão, by the author and Os Açorianos, released in 1975. The selected lyrics are "Lanceiro negro", "Querência" and "Lamento de gaúcho", and they are analyzed as for the maintenance of tradition and the innovation in the Regionalist and Traditionalist gaucho’s theme from the perspective of women's vision in this process. Through popular culture, in turn, was founded the basis and widespread the ideas that even today are part of the memorialistic cultural heritage of the gaucho people. So, through all the process of maintenance of the ideas related to the gaucho, it is important to reflect on the role played by women in the custody and the continuity of the tradition, and if there is any possibility to overcome this significance. Their importance in the social, artistic and cultural environment, as
disseminators of gaucho’s ideas and customs, is often superimposed and almost erased, given the greater number of men as representatives of culture, and in greater number, too, composers and interpreters of gaucho traditionalist music are male, which implies that male vision is closely linked to the legitimacy of the gaucho.
Keywords: Tradition; modernity; Berenice Azambuja; female authorship composition
Références
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