Crítica literária feminista: um projeto em contínua construção
DOI :
https://doi.org/10.35921/jangada.v11i1.477Mots-clés :
Crítica literária feminista, Autoria de mulheres, Feminismo e literaturaRésumé
A equação mulher e literatura é um tema complexo e voltar-se a ele implica problematizar o que se entende por mulher e por literatura, já que a pluridimensionalidade da relação acomoda várias possibilidades de interpretação. Na esfera da literatura e da crítica literária, acentua-se o curso do movimento feminista desde os anos de 1960, quando a mulher é objeto de pesquisa em diferentes áreas, como a sociologia, a psicanálise e a antropologia, as quais abordavam as desigualdades culturais e políticas como denúncia da submissão do feminino a diversas formas de opressão social. O objetivo central deste trabalho é revisitar alguns dos caminhos operados pela crítica literária feminista no Brasil.
Références
HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
NAVARRO, Márcia Hoppe (org.). Rompendo o silêncio: gênero e literatura na América Latina. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1995.
SCHMIDT, Rita Terezinha. Descentramentos/convergências: ensaios de crítica feminista. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017.
SHOWALTER, Elaine. A crítica feminista no território selvagem. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). Tendências e impasses. Rio de Janeiro: Rocco, 1994, p. 23-57.
TEIXEIRA, Níncia Cecilia Ribas Borges. Escrita de mulheres e a (des)construção do cânone literário na pós-modernidade: cenas paranaenses. Guarapuava: Unicentro, 2008.
WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Trad. Vera Ribeiro: São Paulo: Círculo do Livro, 1990.