Ficção científica, conhecimento e novos imaginários ético-políticos: uma análise da duologia 'Monge e Robô', de Becky Chambers

Auteurs

  • Jade Bueno Arbo Universidade Federal de Pelotas
  • Eduardo Marks de Marques Universidade Federal de Pelotas

DOI :

https://doi.org/10.35921/jangada.v12i1.551

Mots-clés :

Becky Chambers, Ficção Científica, Bem-estar

Résumé

Este trabalho explora a visão esperançosa de futuro retratada na duologia 'Monk and Robot' de Becky Chambers, lançada pela Tor Books entre 2021 e 2022. Seguindo Dex, um monge do chá, e Mosscap, um robô, enquanto exploram a sociedade de Panga, a narrativa incita reflexões sobre práticas tecnológicas sustentáveis, contrastando o capitalismo industrial tradicional com filosofias de decrescimento e renovação de recursos. A adoção de energia renovável, agricultura vertical e tecnologia não descartável por parte de Panga expressa uma ruptura com as normas industriais extrativas, defendendo uma coexistência harmoniosa com a natureza. A discussão se baseia no estudo de William Marx em “O Ódio à Literatura” (2018), que destaca a marginalização histórica da literatura e seu potencial para oferecer insights produtivos sobre questões contemporâneas. Respondendo a essa marginalização, o trabalho destaca o papel da literatura em fomentar novos entendimentos imaginativos do passado, presente e futuro. Ao utilizar o conceito de SF de Donna Haraway e a noção de romance como uma bolsa de remédios de Ursula K. Le Guin, lemos a duologia Monk and Robot como uma ferramenta poderosa para criticar e remodelar realidades pós-calamidade. Ao incentivar os leitores a imaginar alternativas aos modos de consumo predominantes, a narrativa destaca o potencial transformador da literatura na formação de novos paradigmas para uma vida sustentável e para o bem-viver.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Jade Bueno Arbo, Universidade Federal de Pelotas

Possui bacharelado em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), mestrado em Filosofia (UFPel) e é doutoranda em Literatura, Cultura e Tradução na mesma instituição com bolsa Capes DS. Durante a graduação, se dedicou aos estudos na área da pragmática, com enfoque na teoria dos atos de fala de J. L. Austin e suas intersecções com a concepção performativa do gênero em Judith Butler. Sua dissertação de mestrado versou sobre a crítica butleriana ao sujeito fundacional feminista, e possíveis formas de pensar um feminismo em outros termos. Seus interesses de pesquisa atuais se concentram nos encontros entre filosofia e literatura, e no estudo da ficção científica como forma de expansão de imaginários ético-políticos

Eduardo Marks de Marques, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Licenciatura em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), doutorado em Australian Literature and Cultural History pela University of Queensland (2007) e realizou estágio pós-doutoral Estudos Literários, ênfase em Teoria Literária na Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente é Professor Associado nível 4 da Universidade Federal de Pelotas e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Australiana e estudos de distopias, pós-humanismo e transumanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: história australiana, estudos culturais australianos, estudos australianos, história cultural e teorias literárias e culturais, literatura distópica, transumanismo e pós-humanismo.

Références

CASSIANO, Ophelia. Guia para “Linguagem Neutra” (PT-BR), 2019. Disponível em: <https://medium.com/guia-para-linguagem-neutra-pt-br/guia-para-linguagem-neutra-pt-br-f6d88311f92b>. Acesso em: 17 ago. 2022.

CHAMBERS, Becky. A psalm for the wild-built. New York: Tordotcom, 2021.

________. A prayer for the crown-shy. New York: Tordotcom, 2021.

HARAWAY, Donna J. Staying with the trouble: making kin in the Chthulucene. Durham: Duke University Press, 2016.

LE GUIN, Ursula K. The carrier bag theory of fiction. London: Ignota, 2019.

MARX, William. The hatred of literature. Cambridge, Massachusetts: The Belknap Press of Harvard University Press, 2018.

SNOW, C. P. The Two Cultures and the Scientific Revolution. New York: Cambridge University Press, 1961.

Téléchargements

Publiée

2024-05-27

Comment citer

Bueno Arbo, J., & Marks de Marques, E. (2024). Ficção científica, conhecimento e novos imaginários ético-políticos: uma análise da duologia ’Monge e Robô’, de Becky Chambers. Jangada crítica | Literatura | Artes, 12(1), e120104. https://doi.org/10.35921/jangada.v12i1.551