Guilherme, Oswald e o clichê
DOI :
https://doi.org/10.35921/jangada.v12i1.560Mots-clés :
Guilherme de Almeida, Oswald de Andrade, CinemaRésumé
Guilherme de Almeida e Oswald de Andrade mantiveram uma longa reflexão sobre o cinema e a sua técnica, permanecendo próximos por essa afinidade, mas às vezes muito distantes pelo modo como a elaboraram. Neste breve texto, tratamos das relações entre os escritores modernistas e a cinematografia, buscando apontar suas linhas de tensão, sempre em estreito diálogo com trabalhos de Cláudia Rio Doce sobre o problema. Em jogo estão algumas possibilidades – estéticas, éticas, políticas – de leitura das imagens e dos fenômenos de massa, no contexto ambivalente da modernidade ocidental.
Références
AGAMBEN, Giorgio. O cinema de Guy Debord. Territórios de Filosofia, 2014, s/p. Disponível em: <https://territoriosdefilosofia.wordpress.com/2014/05/26/o-cinema-de-guy-debord-giorgio-agamben/>. Acesso em: 14 out. 2023.
ALMEIDA, Guilherme de. Encantamento, Acaso, Você, seguidos dos haicais completos. Apresentação, edição e notas: Suzi Frankl Sperber. Prefácio: Luiz Dantas. Campinas: UNICAMP, 2002.
ALMEIDA, Guilherme de. Meu. São Paulo: Tipografia Paulista de José Napoli e Cia., 1925.
ANDRADE, Oswald de. Marco Zero I: A revolução melancólica. São Paulo: Globo, 2008a.
________. Marco Zero II: Chão. 4. ed. São Paulo: Globo, 2008b.
________. Memórias sentimentais de João Miramar. São Paulo: Globo, 2004.
________. Pau Brasil. São Paulo: Globo, 2000. (Obras completas de Oswald de Andrade)
________. As tarefas do poeta. In: Telefonema. Organização, introdução e notas: Vera Maria Chalmers. 2 ed. São Paulo: Globo, 2007, p. 384-385.
ANTELO, Raúl. A aporia da leitura. Ipotesi: Revista de Estudos Literários, Juiz de Fora, v. 7, n.1, p. 31-45, 2003.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo (Obras escolhidas v. 3). 3 ed. Tradução: José Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1994.
________. Desempacotando minha biblioteca. In: Rua de mão única (Obras escolhidas v. 2). 5 ed. Tradução: Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 227-235.
CRARY, Jonathan. Suspensões da percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna. Trad. Tina Montenegro. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
GIORGI, Artur de Vargas. Cinema com Nancy. Anuário de Literatura, v. 15, n. 1, p. 269-294, 2010. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/literatura/article/view/2175-7917.2010v15n1p269>. Acesso em: 13 out. 2023.
________. Primaveras, transplantes, rizoma (sobre a natureza técnica da cultura). Fragmentum, n. 57, p. 67-88, 2022. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/fragmentum/article/view/54741>. Acesso em: 14 out. 2023.
KRACAUER, Siegfried. Theory of film: the redemption of physical reality [1960]. Princeton: Princeton University Press, 1997.
________. La fotografía [1927]. In: Estética sin territorio. Traducción Vicente Jarque. Murcia: Colegio oficial de aparejadores y arquitectos técnicos de la región de Murcia, 2006, p. 275-298.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: Estética e política. Tradução: Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org.; Editora 34, 2005.
RIO DOCE, Cláudia. A cena muda: Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida do palco à tela. 1996. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Literatura, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
________. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros. Roteiros: cinema e modernismo. 2002. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Literatura, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
SILVA, Júlio Cezar Bastoni da. Depois do “Sarampão antropofágico”: o cinema na obra de Oswald de Andrade pós-1930. Terra Roxa e Outras Terras, v. 29, p. 52-63, 2015. Disponível em: <https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/terraroxa/article/view/25244>. Acesso em: 13 out. 2023.
TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda Européia e Modernismo Brasileiro. Apresentação crítica dos principais manifestos, prefácios e conferências vanguardistas, de 1857 até hoje. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1973.
VIRILIO, Paul. Guerra e Cinema. Tradução: Paulo Roberto Pires. São Paulo: Página Aberta (Scritta Editorial), 1993.