Desobjetificação de 'Negão Negra': construindo identidades da negritude

Auteurs

  • Adamor Cordeiro Batista Universidade Federal do Acre

DOI :

https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.588

Mots-clés :

Negão Negra, Elza Soares, Desobjetificação, Racismo

Résumé

Trata o presente trabalho de analisar o eco que a música “Negão negra”, fruto de uma parceria entre a cantora carioca Elza Soares (1930 – 2022) e o rapper mineiro Flávio Renegado, faz soar aos ouvidos da sociedade brasileira. A letra da música evidencia os traços de uma luta pautada na desconstrução do imaginário eurocêntrico que compreende a identidade do preto enquanto objeto. Diante disso, buscamos teorizar e refletir acerca da desobjetificação das identidades negras, proporcionada pela canção. Para acentuar essa reflexão, utilizamos os conceitos de sujeito e objeto discutidos por Kilomba (2019), bell hooks (2019) e Perini (2005), bem como discussões voltadas às construções discursivas, das quais apoiamo-nos na voz da escritora paulista Djamila Ribeiro (2021).

Références

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Publiée

2024-09-03

Comment citer

Cordeiro Batista, A. (2024). Desobjetificação de ’Negão Negra’: construindo identidades da negritude. Jangada crítica | Literatura | Artes, 11(2), e110217. https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.588