Sou do mundo, sou Minas Gerais: o ser da experiência em "Para Lennon e McCartney"

Autores

  • Rafael Senra Coelho

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v0i10.81

Palavras-chave:

Identidade, Globalização, Experiência, Música Popular

Resumo

RESUMO: A canção “Para Lennon e McCartney” imagina um diálogo entre músicos latino americanos e anglo-saxões. Os dois cantores citados no título tornam-se uma metonímia de toda a indústria musical do eixo Europa/EUA. Nessa composição, a condição simultânea rural e urbana que compõe o espaço da periferia permite que o sujeito da experiência persista na modernidade. A voz do narrador experiente confronta todo o projeto de identidade supostamente coerente da metrópole, baseado no acúmulo de informação.

PALAVRAS-CHAVE: Identidade, Globalização, Experiência, Música Popular.

___________________________________

 

ABSTRACT: The song "Para Lennon e McCartney" imagines a dialogue between Latin American and Anglo-Saxon musicians. The two singers mentioned in the title symbolize the entire music industry from Europe and United States. In this composition, the simultaneous rural and urban condition of poor countries allows the permanence of the experienced person in modernity. The voice of the experienced narrator confronts the coherent identity project from people in North metropolis, based in accumulation of information.

KEYWORDS: Identity, Globalization, Experience, Popular Music.

Referências

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993.
BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação. Nº 19. Rio de Janeiro: Anped, janeiro/ abril de 2002.
BORGES, Lô; BORGES, Márcio; BRANT, Fernando. Para Lennon e McCartney. In: NASCIMENTO, Milton. Milton. EMI Odeon: 1970.
BORGES, Márcio. Os sonhos não envelhecem – Histórias do Clube da Esquina. São Paulo: Geração Editorial, 2004.
BUENO, Andréa dos Reis Estanislau. Coração Americano: 35 anos do álbum Clube da Esquina. Andréa Estanislau (org.). Belo Horizonte: Prax, 2008.
DIMERY. Robert. (Org.) 1001 discos para ouvir antes de morrer. Rio de Janeiro: Sextante, 2007.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 11a ed., 2006.
SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. In: Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. São Paulo: Perspectiva, 1978.

Downloads

Publicado

2018-04-07

Como Citar

Coelho, R. S. (2018). Sou do mundo, sou Minas Gerais: o ser da experiência em "Para Lennon e McCartney". Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 5(2), 53–65. https://doi.org/10.35921/jangada.v0i10.81