Literatura, História e Direito: os folhetos de cordel como instrumento para a (in)formação da cidadania

Autores

  • Cristine Fortes Lia Universidade de Caxias do Sul
  • Frederico Herbert Carvalho de Santana Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v1i20.466

Palavras-chave:

Literatura, História, Direito, Cordel, Cidadania

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão acerca da (in)formação da cidadania, dando destaque ao uso da Literatura de Cordel, considerando ser esta uma fonte de leitura e interação. O estudo tem como objetivo identificar a Literatura de Cordel como uma linguagem que possibilita a (in)formação cidadã das pessoas, sejam elas alfabetizadas ou não, uma vez que por meio desta prática e aliada a multidisciplinaridade, pode-se viajar entre as diferentes linguagens e tradições, exercitando e desenvolvendo capacidade de cognição, leitura e crítica. Mais do que observar o registro da experiência histórica, esta pesquisa aborda o diálogo entre os folhetos de versos e as atividades cartoriais, identificando a voz informativa e formativa desses para ações de cidadania às diferentes comunidades do Brasil.

Biografia do Autor

Frederico Herbert Carvalho de Santana, Universidade de Caxias do Sul

Graduado em Direito. Graduado em Psicologia. Mestre em Cultura Jurídica.

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Publicado

2023-04-17

Como Citar

Fortes Lia, C., & Carvalho de Santana, F. H. (2023). Literatura, História e Direito: os folhetos de cordel como instrumento para a (in)formação da cidadania . Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 10(2), 139–160. https://doi.org/10.35921/jangada.v1i20.466