Literatura, História e Direito: os folhetos de cordel como instrumento para a (in)formação da cidadania

Autores/as

  • Cristine Fortes Lia Universidade de Caxias do Sul
  • Frederico Herbert Carvalho de Santana Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v1i20.466

Palabras clave:

Literatura, História, Direito, Cordel, Cidadania

Resumen

Este artigo apresenta uma discussão acerca da (in)formação da cidadania, dando destaque ao uso da Literatura de Cordel, considerando ser esta uma fonte de leitura e interação. O estudo tem como objetivo identificar a Literatura de Cordel como uma linguagem que possibilita a (in)formação cidadã das pessoas, sejam elas alfabetizadas ou não, uma vez que por meio desta prática e aliada a multidisciplinaridade, pode-se viajar entre as diferentes linguagens e tradições, exercitando e desenvolvendo capacidade de cognição, leitura e crítica. Mais do que observar o registro da experiência histórica, esta pesquisa aborda o diálogo entre os folhetos de versos e as atividades cartoriais, identificando a voz informativa e formativa desses para ações de cidadania às diferentes comunidades do Brasil.

Biografía del autor/a

Frederico Herbert Carvalho de Santana, Universidade de Caxias do Sul

Graduado em Direito. Graduado em Psicologia. Mestre em Cultura Jurídica.

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Publicado

2023-04-17

Cómo citar

Fortes Lia, C., & Carvalho de Santana, F. H. (2023). Literatura, História e Direito: os folhetos de cordel como instrumento para a (in)formação da cidadania . Jangada crítica | Literatura | Artes, 10(2), 139–160. https://doi.org/10.35921/jangada.v1i20.466