Cordel e a transposição de mídia na cultura nordestina

Autores

  • Antonio Soares da Silva Júnior IFCE

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v11i1.469

Palavras-chave:

Cordel, Intermidialidade, Transposição de Mídia

Resumo

Este artigo, de cunho teórico-reflexivo, objetiva refletir sobre as implicações da relação do cordel e da transposição de mídia na cultura nordestina nas práticas sociais. Partindo desse objetivo, a literatura de cordel foi analisada como um gênero discursivo (FAIRCLOUGH, 2005), que alia simultaneamente hibridizações de ordem interartística e transcultural sob a perspectiva dos estudos das intermidialidades (CLUVER, 2006; 2011) e dos estudos culturais atrelados à Linguística Aplicada. Esta pesquisa é de natureza bibliográfico-qualitativa (OLIVEIRA E PAIVA, 2019). Percebe-se que o cordel se adaptou e começou a ser construído pelos cordelistas na/pela internet, utilizando as mesmas características do repente e a estrutura/formato da poesia, mas de forma virtual (RESENDE, 2006). Por exemplo, Lucas Evangelista, cordelista do interior do Ceará – mais precisamente do município de Crateús –, teve seus cordéis publicados no Youtube e em blogs.

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

Soares da Silva Júnior, A. (2023). Cordel e a transposição de mídia na cultura nordestina . Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 11(1), e110104. https://doi.org/10.35921/jangada.v11i1.469