“Lágrimas fracas, dores mínimas, chuvas outonais”: a poética da melancolia em três escritoras lusófonas

Autores

  • Juan Filipe Stacul Instituto Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v0i11.148

Palavras-chave:

Melancolia, Enunciação, Literatura comparada

Resumo

No presente trabalho, pretende-se realizar uma investigação acerca das relações entre melancolia, enunciação e literatura, especificamente, em três grandes nomes da poesia contemporânea em língua portuguesa: Noémia de Sousa (Moçambique), Florbela Espanca (Portugal) e Ana Cristina Cesar (Brasil). Para tanto, foram selecionados textos em que se verifica a recorrência da dicção melancólica como traço constituinte da lírica de cada uma das poetisas. Pretende-se, com tal análise, verificar que a constituição de uma poética da melancolia nessas autoras, resguardados os devidos panoramas histórico-culturais, instaura-se no limiar entre os questionamentos existenciais do indivíduo e a crítica aos modelos institucionais e às questões políticas e sociais vigentes, estabelecendo um processo que reverbera uma melancolia coletiva na voz do eu-lírico.

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Publicado

2018-11-13

Como Citar

Stacul, J. F. (2018). “Lágrimas fracas, dores mínimas, chuvas outonais”: a poética da melancolia em três escritoras lusófonas. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 6(1), 156–175. https://doi.org/10.35921/jangada.v0i11.148