'O Rei da Vela': reflexão social e renovação no teatro brasileiro entre as décadas de 1920 e 1930

Autores/as

  • Joyce Galon da Silva Moronari Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v12i1.608

Palabras clave:

Modernismo, Dramaturgia, Oswald de Andrade, O Rei da Vela

Resumen

A partir de pesquisadores que defendem a importância do contexto histórico para a interpretação de obras e fundamentado na crítica da dramaturgia de Oswald de Andrade, este artigo propõe uma leitura sucinta da peça O rei da vela (1933), em diálogo com os problemas enfrentados na época de sua criação, dentro do panorama do teatro brasileiro nas décadas de 1920 e 1930, já sob a perspectiva modernista. Para essa análise, foram consideradas técnicas de compreensão de peças propostas por estudiosos do texto dramático, destacando alguns elementos estéticos da obra, como a paródia e a sátira. Além de explorar esses aspectos estéticos, a pesquisa sublinha a relevância seminal da obra como uma inovação no teatro brasileiro e seu impacto na reflexão sobre as contradições e desigualdades da sociedade da época.

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Publicado

2024-11-13

Cómo citar

Galon da Silva Moronari, J. (2024). ’O Rei da Vela’: reflexão social e renovação no teatro brasileiro entre as décadas de 1920 e 1930. Jangada crítica | Literatura | Artes, 12(1), e120114. https://doi.org/10.35921/jangada.v12i1.608