'O Rei da Vela': reflexão social e renovação no teatro brasileiro entre as décadas de 1920 e 1930
DOI:
https://doi.org/10.35921/jangada.v12i1.608Palabras clave:
Modernismo, Dramaturgia, Oswald de Andrade, O Rei da VelaResumen
A partir de pesquisadores que defendem a importância do contexto histórico para a interpretação de obras e fundamentado na crítica da dramaturgia de Oswald de Andrade, este artigo propõe uma leitura sucinta da peça O rei da vela (1933), em diálogo com os problemas enfrentados na época de sua criação, dentro do panorama do teatro brasileiro nas décadas de 1920 e 1930, já sob a perspectiva modernista. Para essa análise, foram consideradas técnicas de compreensão de peças propostas por estudiosos do texto dramático, destacando alguns elementos estéticos da obra, como a paródia e a sátira. Além de explorar esses aspectos estéticos, a pesquisa sublinha a relevância seminal da obra como uma inovação no teatro brasileiro e seu impacto na reflexão sobre as contradições e desigualdades da sociedade da época.
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