Aspectos da pedagogia modernista de Mário de Andrade na correspondência com a vanguarda argentina

Auteurs

  • Erorci Ferreira Santana Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI :

https://doi.org/10.35921/jangada.v1i19.352

Mots-clés :

Mário de Andrade, Epistolografia, Circulação cultural , Pedagogia modernista, Intercâmbio poético

Résumé

O multifário escritor Mário de Andrade produziu, ao longo de sua vida literária, uma correspondência ativa monumental, dirigida a correspondentes intra e além-fronteiras brasileiras. Essa epistolografia, na qual o correspondente declara como modus operandi o “orgulho de jamais aconselhar”, insere-se como ferramenta de dupla valia. Tanto serve ao projeto de construção crítica da escrita modernista, por meio de um necessário intercâmbio de ideias, quanto à defesa pedagógica de suas bases estéticas demolitórias e antropofágicas, diferenciadas do cânon literário de matriz europeia. Neste ensaio, comento a circulação de ideias sobre a arte poética entre modernistas brasileiros e vanguardistas hispano-americanos e, nesta esteira, destaco por amostragem e analiso, em seu contexto de produção e fundamentos pedagógico-doutrinários, o ethos discursivo de uma pequena parcela do acervo epistolográfico integrado pelas cartas do poeta paulista e de seus interlocutores, a saber: a correspondência com o escritor argentino Luis Emilio Soto, trocada na década de 30 do século passado.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANDRADE, Mário de. “A escrava que não é Isaura”. In: Obra imatura. São Paulo: Círculo do Livro, s.d.

ANDRADE, Mário de. “Prefácio interessantíssimo”. In: Pauliceia desvairada a Café (Poesias completas). São Paulo: Martins, 1972.

ANTELO, Raúl. Na Ilha de Marapatá (Mário de Andrade lê os hispano-americanos). Brasília: Hucitec/INL/Fundação Nacional Pró-memória, 1986.

ARTUNDO, Patrícia Maria. Correspondência Mário de Andrade & escritores/artistas argentinos (Organização, introdução e notas: Patrícia Artundo. Trad.: Gênese Andrade). São Paulo: Edusp, 2004.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas da Poética de Dostoiévski. Tradução: Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.

CANDIDO, Antonio. Mário de Andrade. Revista do Arquivo Municipal. São Paulo, v. CVI, n. 106, p. 69, jan.-fev. 1946. (Edição fac-similar. Departamento do Patrimônio Histórico, São Paulo, 198, 1990).

DIAZ, Brigitte. O gênero epistolar ou o pensamento nômade – Formas e funções da correspondência em alguns percursos de escritores no século XIX (Trad. Brigitte Hervot, Sandra Ferreira). São Paulo: Edusp, 2016.

DUARTE, Paulo. Mário de Andrade por ele mesmo. São Paulo: Hucitec/Secretaria Municipal de Cultura, PMSP, 1985.

HAROCHE-BOUZINAC, Geneviève. Escritas epistolares. Tradução Ligia Fonseca Ferreira. São Paulo: Edusp, 2016.

MONEGAL, Emir. R. Mário de Andrade/Borges – Um diálogo dos anos 20. São Paulo: Perspectiva, 1978.

MORAIS, Marcos Antonio de. Epistolografia e projeto nacionalista em Mário de Andrade. In: Revista Gragoatá. Niterói, n. 15, 2003, p. 55-67.

MORAES, Marcos Antonio de. Orgulho de jamais aconselhar – A epistolografia de Mário de Andrade. São Paulo: Edusp, 2007.

NEVES, Angela das. Monteiro Lobato e a Literatura Hispano-americana. Jornal O Lince. Aparecida, SP. Disponível em <http://www.jornalolince.com.br/2011/arquivos/letras-monteirolobatoliteraturahispanoamericana-edicao040.pdf>. Acesso em 14, agosto, 21.

Téléchargements

Publiée

2022-06-30

Comment citer

Ferreira Santana, E. (2022). Aspectos da pedagogia modernista de Mário de Andrade na correspondência com a vanguarda argentina. Jangada crítica | Literatura | Artes, 10(1), 109–129. https://doi.org/10.35921/jangada.v1i19.352