Um recorte no universo musical de 'Chants populaires'

Auteurs

  • Elizabeth Serra dos Santos UFRJ

DOI :

https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.553

Mots-clés :

reescrita, identidade, música, Philippe Beck, Chants populaires

Résumé

Considerando a relação que o poeta contemporâneo francês Philippe Beck (1963-) estabelece entre poesia e música, o presente artigo propõe investigar o fraseado rítmico de Chants populaires (2007), observando como o autor transforma a palavra em objeto de pensamento por meio da música. De fato, a sonoridade própria, cortante dos versos de Beck leva o leitor/ouvinte a escutá-los novamente para ser capaz de produzir significados. Os cantos de Beck, uma reescrita de 72 contos dos irmãos Grimm, retomam questões sobre identidade e nação, que se reapresentam ao mundo contemporâneo. O próprio autor traz em sua memória emocional vestígios das discórdias entre França e Alemanha, que abalaram a formação de um conceito de identidade nacional. Natural de Estrasburgo, Beck escreve seus poemas em um “quase-francês” - como ele mesmo chama - uma língua atravessada por forças históricas. Segundo Beck, esse francês alsaciano torna o canto de sua poesia um canto maculado, aberto a “um sentido sempre por fazer”, nas palavras de Jean – Luc Nancy. Este trabalho se concentrará em três aspectos centrais da poesia de Beck: a elisão dos artigos; as intensificações; e os neologismos, tomando por base a análise de um dos poemas da obra em questão.

Biographie de l'auteur

Elizabeth Serra dos Santos, UFRJ

Possui graduação em Literatura Inglesa e Americana pela Universidade de Maryland, Estados Unidos (1983), especialização em Arte e Técnica da Tradução pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo (1986), mestrado em Linguística pela Universidade de Leeds, Reino Unido, como bolsista do CNPq (1990). Começou a elaborar disciplinas no Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução na Universidade de Brasília, como Professora Substituta, em 1992. Desde então, tem desenvolvido diferentes cursos relacionados ao ensino de Inglês e Francês em diferentes instituições onde tem trabalhado. É doutoranda no Departamento de Letras Neolatinas da UFRJ, desenvolvendo uma pesquisa sobre a obra Chants populaires (2007), uma reescrita dos Contos de Grimm, do autor francês Philippe Beck.  A pesquisa relaciona poesia e música.  Bolsista da Capes.

Références

BAILLY, Jean-Christophe. “Un chant, est-il encore possible?” In : L’élargissement de la langue. Paris: Christian Bourgois Éditeur, 2015, p.53-73.

BARBÉRIS, Isabelle e TESSIER, Gérard (Orgs.). Colloque international Philippe Beck: un chant objectif aujourd’hui, 27 août-2 septembre 2013, Paris: Corti, 2014. Disponível no site: https://www.jose-corti.fr/PDF-TEXTES/actes-colloques-beck.pdf. Acesso em 21 julho 2023.

BECK, Philippe. Chants populaires. Paris: Flammarion, 2007.

BECK;TESSIER, Gérard. Beck, L’Impersonnage. Paris : Argol, 2006.

________. Une autre clarté – entretiens 1997-2022. Paris: Le Bruit du temps, 2023a.

________. Idées de la nuit suvi de L’homme balai. Paris :Le Bruit du temps, 2023b.

BENJAMIN, Walter. O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. Trad., prefácio e notas de Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 2018.

DEGUY, Michel. Reabertura após obras. Trad. Marcos Siscar e Paula Glenadel. São Paulo: Unicamp, 2010.

GRIMM, Jacob e Wilhelm. Contos maravilhosos infantis & domésticos. Tomo [1812 - 1815]. Trad. Christine Röhrig. São Paulo: Editora 34, 2018.

MAJOREL, Jérémie. “Interpréter du Beck”. In: Philippe Beck, un chant objectif aujourd’hui, colloque de Cerisy-la-Salle. Paris: Corti, 2008. pp. 397-410. Disponível em: https://www.academia.edu/11342771/Interpr%C3%A9ter_du_Beck. Acesso em 06 agosto 2023.

MORAES, Marcelo Jacques de. “Philippe Beck, entre o escutar e o ver”. In: O fracasso do poema. Rio de Janeiro: 7Letras, 2017a, pp. 67-78.

MORAES, Marcelo Jacques de. Jean-Christophe Bailly e a legenda(gem) dispersa do mundo: comparações, ricochetes, desarraigamentos. Aletria, Belo Horizonte, v.27, n.3, p.97-111, 2017b.

NANCY, Jean-Luc. Fazer a poesia. ALEA: Estudos Neolatinos. Rio de Janeiro, v.15, n.2, p. 414-422, jul-dez 2013. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/alea/a/QJ6dhd8dBMCkydMPq9MSnDr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 21 julho 2023.

________. « Vers endurci ». In: BECK, Philippe. Dernière mode familiale. Paris : Flammarion, 2000, pp. 203-207.

RICŒUR, Paul. Sobre a tradução. Trad. Patrícia Lavelle. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

SISCAR, Marcos. “Jacques Derrida, o intraduzível”. In: ________. Jacques Derrida: literatura, política e tradução. Campinas: Autores associados, 2013, pp. 151-204.

WAGSTAFF, Emma. « Le Temps rhumain » : Time in the work of Philippe Beck. In : French Forum, Volume 37, Numbers 1-2, Winter/Spring 2012, pp.223-235. Disponível em: https://www.academia.edu/3262735/Le_Temps_rhumain_Time_in_the_Work_of_Philippe_Beck Acesso em 26 de julho de 2023.

Téléchargements

Publiée

2024-08-22

Comment citer

Serra dos Santos, E. (2024). Um recorte no universo musical de ’Chants populaires’. Jangada crítica | Literatura | Artes, 11(2), e110211. https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.553