Modinha, samba e literatura na construção da memória sociocultural brasileira

Autores

  • Joana Coelho UFMG
  • Joelma Xavier CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.590

Palavras-chave:

Samba, Modinha, Literatura, Paulo Lins, Lima Barreto, Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo analisa as obras literárias Clara dos Anjos (1948), de Lima Barreto, e Desde que o samba é samba (2012), de Paulo Lins, ambientadas no Rio de Janeiro da Primeira República Brasileira (1889-1930). Com o objetivo precípuo de refletir sobre os modos como a memória cultural é explorada nesses dois romances, especialmente a partir da modinha e do samba do Estácio, chegou-se à leitura sobre a importante contribuição de afrodescendentes na construção da cultura brasileira, além de reflexões em torno do preconceito social e racial ainda presentes no Brasil. O enfoque metodológico desenvolveu-se a partir de análise historiográfica, especialmente da produção musical brasileira, no início do século XX, e de análise da fortuna crítica de Lima Barreto e de Paulo Lins. Para isso, consideraram-se autores(as) como Muniz Sodré (1998), José Ramos Tinhorão (2000), José Fernando Saroba Monteiro (2015), Lira Neto (2017), Lilia Schwarcz (2019) e Nei Lopes e Luiz Antonio Simas (2020).

 

Referências

BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2012.

CARTACAPITAL. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/politica/paulo-lins-o-brasil-e-um-pais-em-guerra-8852/>. Acesso em: 20 abr. 2024.

LINS, Paulo. Desde que o samba é samba. São Paulo: Planeta, 2012.

LOPES, Nei; SIMAS, Luiz Antonio. Dicionário da história social do samba. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

MONTEIRO, José Fernando Saroba. A Modinha Brasileira: Trajetória e Veleidades (séculos XVIII-XX). 2015. Dissertação (Mestrado em História do Império Português) — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, Lisboa.

________. Modinha: um estudo etimológico sobre o termo. In: Intellèctus. Ano XVII, n. 1, 2018. ISSN: 1676-7640.

NETO, Lira. Uma história do samba. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

OLIVEN, Ruben George. A Malandragem na Música Popular Brasileira. In: Latin American Music Review / Revista de Música Latinoamericana. Vol. 5, n. 1, p. 66-96, 1984. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/780113>. Acesso em: 20 abr. 2024.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo, EXO experimental org.; Editora 34, 2009

ANDRONI, Carlos. Transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Lima Barreto: triste visionário. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

_______. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.

TINHORÃO, José Ramos. A música popular no romance brasileiro (vol. II: século XX [1ª parte]). São Paulo: Ed. 34, 2000.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Como Citar

Coelho, J., & Xavier, J. (2024). Modinha, samba e literatura na construção da memória sociocultural brasileira. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 11(2), e110215. https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.590