"Todo mundo bole": samba, metalinguagem e autorreferenciação
DOI :
https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.596Mots-clés :
Canção popular brasileira, Metalinguagem, SambaRésumé
No presente ensaio, apresentam-se os resultados preliminares da pesquisa em curso “Todo mundo bole – Samba e metalinguagem: identidade e resistência cultural”. Atentos à vasta recorrência em letras de samba da autorreferenciação metalinguística a este gênero no cancioneiro popular brasileiro, particularmente, no samba urbano carioca, a investigação aproxima a marca característica da metapoesia na modernidade literária ocidental, com seu inquietante questionar sobre o próprio fazer poético, ao exercício do sambista em refletir, em suas canções, sobre o próprio fazer samba. Referindo-nos a eles como “metassambas”, analisamos a incidência metalinguística em tais letras como um exercício ora de enaltecimento e afirmação da brasilidade, ora de questionamento quanto à sua natureza poética, ora ainda enquanto busca de sua identidade e singularidade afrodiaspórica. Em perspectiva diacrônica, acompanhamos a reiterada presença de tal aspecto ao longo de todo o século XX, desde as origens do samba maxixado nos anos 1900 até a contemporaneidade. Para o presente trabalho, apresentamos a metodologia empregada, a revisão bibliográfica sobre samba, modernidade e metalinguagem e breve panorama histórico do século XX, ressaltando a constante reincidência de metassambas na história social do samba.
Références
ALENCAR, Edigar de. O carnaval carioca através da música. 2 vol. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1979.
BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1991.
COMPAGNON, Antoine. Os cinco paradoxos da modernidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
CORREIA, Marlene de Castro. Drummond: a magia lúcida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
FRANCESCHI, Humberto M. Samba de sambar do Estácio: 1928 a 1931. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2014.
HERMETO, Miriam. Canção popular brasileira e ensino de história: palavras, sons e tantos sentidos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
HOUAISS, Antônio. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva; Instituto Antônio Houaiss, 2009.
LIMA, Luís Filipe de. Para ouvir o samba: um século de sons e ideias. Rio de Janeiro: Funarte, 2022.
LIMA, Luiz Costa. Mimemis e modernidade: formas das sombras. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1980.
LOPES; Nei; SIMAS, Luiz Antonio. Dicionário da história social do samba. Rio de Janeiro: Record, 2015.
MOURA, Roberto. Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro. Ed. Rev. e Amp. São Paulo: Todavia, 2022.
NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SARAIVA, Daniel Lopes. Nara leão: trajetória, engajamento e movimentos musicais. São Paulo: Letra e Voz, 2018.
SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloísa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
SILVA, Wallace Lopes. Sambo, logo penso: afroperspectivas filosóficas para pensar o samba (Org.). Rio de Janeiro: Hexis; Fundação Biblioteca Nacional, 2015.
SODRÉ, Muniz. Samba: o dono do corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.
VELLOSO, Monica Pimenta. Modernismo no Rio de Janeiro: turunas e quixotes. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1996.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; Editora UFRJ, 1995.