"Todo mundo bole": samba, metalinguagem e autorreferenciação

Auteurs

  • Fred Góes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • André Luís Mourão de Uzêda Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.596

Mots-clés :

Canção popular brasileira, Metalinguagem, Samba

Résumé

No presente ensaio, apresentam-se os resultados preliminares da pesquisa em curso “Todo mundo bole – Samba e metalinguagem: identidade e resistência cultural”. Atentos à vasta recorrência em letras de samba da autorreferenciação metalinguística a este gênero no cancioneiro popular brasileiro, particularmente, no samba urbano carioca, a investigação aproxima a marca característica da metapoesia na modernidade literária ocidental, com seu inquietante questionar sobre o próprio fazer poético, ao exercício do sambista em refletir, em suas canções, sobre o próprio fazer samba. Referindo-nos a eles como “metassambas”, analisamos a incidência metalinguística em tais letras como um exercício ora de enaltecimento e afirmação da brasilidade, ora de questionamento quanto à sua natureza poética, ora ainda enquanto busca de sua identidade e singularidade afrodiaspórica. Em perspectiva diacrônica, acompanhamos a reiterada presença de tal aspecto ao longo de todo o século XX, desde as origens do samba maxixado nos anos 1900 até a contemporaneidade. Para o presente trabalho, apresentamos a metodologia empregada, a revisão bibliográfica sobre samba, modernidade e metalinguagem e breve panorama histórico do século XX, ressaltando a constante reincidência de metassambas na história social do samba.

Biographie de l'auteur

André Luís Mourão de Uzêda, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ [prêmio de tese Dirce Côrtes Riedel da ABRALIC], Mestre em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ, licenciado e bacharel em Letras (Português-Literaturas) pela UFRJ e bacharel em Museologia pela UNIRIO. Professor EBTT do Colégio de Aplicação da UFRJ, onde leciona Língua Portuguesa e Literatura para turmas do Ensino Fundamental e Médio e orienta estágio curricular obrigatório de estudantes da graduação em Letras. Credenciado no Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB), integrando o seu quadro permanente de docentes. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Modernismos: Heranças e Horizontes e do Grupo de Pesquisa Literatura e Educação Literária, registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Editor-chefe do periódico Perspectivas em Educação Básica (CAp-UFRJ). Bolsista-preceptor no Programa da CAPES Residência Pedagógica. Ênfase nas áreas de Literatura Comparada, Teoria Literária, Literatura Brasileira e Educação com interesse nos temas: Ensino de Literatura; Formação do leitor literário; Formação docente inicial e continuada; Modernismos; Patrimônio cultural; Samba; Crônicas. 

Références

ALENCAR, Edigar de. O carnaval carioca através da música. 2 vol. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1979.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1991.

COMPAGNON, Antoine. Os cinco paradoxos da modernidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

CORREIA, Marlene de Castro. Drummond: a magia lúcida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

FRANCESCHI, Humberto M. Samba de sambar do Estácio: 1928 a 1931. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2014.

HERMETO, Miriam. Canção popular brasileira e ensino de história: palavras, sons e tantos sentidos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva; Instituto Antônio Houaiss, 2009.

LIMA, Luís Filipe de. Para ouvir o samba: um século de sons e ideias. Rio de Janeiro: Funarte, 2022.

LIMA, Luiz Costa. Mimemis e modernidade: formas das sombras. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1980.

LOPES; Nei; SIMAS, Luiz Antonio. Dicionário da história social do samba. Rio de Janeiro: Record, 2015.

MOURA, Roberto. Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro. Ed. Rev. e Amp. São Paulo: Todavia, 2022.

NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

SARAIVA, Daniel Lopes. Nara leão: trajetória, engajamento e movimentos musicais. São Paulo: Letra e Voz, 2018.

SCHWARCZ, Lilia M.; STARLING, Heloísa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

SILVA, Wallace Lopes. Sambo, logo penso: afroperspectivas filosóficas para pensar o samba (Org.). Rio de Janeiro: Hexis; Fundação Biblioteca Nacional, 2015.

SODRÉ, Muniz. Samba: o dono do corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.

VELLOSO, Monica Pimenta. Modernismo no Rio de Janeiro: turunas e quixotes. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1996.

VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; Editora UFRJ, 1995.

Téléchargements

Publiée

2024-09-04

Comment citer

Góes, F., & Uzêda, A. L. M. de. (2024). "Todo mundo bole": samba, metalinguagem e autorreferenciação. Jangada crítica | Literatura | Artes, 11(2), e110220. https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.596