"Todo mundo bole": samba, metalinguagem e autorreferenciação

Autores

  • Fred Góes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • André Uzêda Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.596

Palavras-chave:

Canção popular brasileira, Metalinguagem, Samba

Resumo

No presente ensaio, apresentam-se os resultados preliminares da pesquisa em curso “Todo mundo bole – Samba e metalinguagem: identidade e resistência cultural”. Atentos à vasta recorrência em letras de samba da autorreferenciação metalinguística a este gênero no cancioneiro popular brasileiro, particularmente, no samba urbano carioca, a investigação aproxima a marca característica da metapoesia na modernidade literária ocidental, com seu inquietante questionar sobre o próprio fazer poético, ao exercício do sambista em refletir, em suas canções, sobre o próprio fazer samba. Referindo-nos a eles como “metassambas”, analisamos a incidência metalinguística em tais letras como um exercício ora de enaltecimento e afirmação da brasilidade, ora de questionamento quanto à sua natureza poética, ora ainda enquanto busca de sua identidade e singularidade afrodiaspórica. Em perspectiva diacrônica, acompanhamos a reiterada presença de tal aspecto ao longo de todo o século XX, desde as origens do samba maxixado nos anos 1900 até a contemporaneidade. Para o presente trabalho, apresentamos a metodologia empregada, a revisão bibliográfica sobre samba, modernidade e metalinguagem e breve panorama histórico do século XX, ressaltando a constante reincidência de metassambas na história social do samba.

Biografia do Autor

André Uzêda, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ [prêmio de tese Dirce Côrtes Riedel da ABRALIC], Mestre em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ, licenciado e bacharel em Letras (Português-Literaturas) pela UFRJ e bacharel em Museologia pela UNIRIO. Professor EBTT do Colégio de Aplicação da UFRJ, onde leciona Língua Portuguesa e Literatura para turmas do Ensino Fundamental e Médio e orienta estágio curricular obrigatório de estudantes da graduação em Letras. Credenciado no Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB), integrando o seu quadro permanente de docentes. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Modernismos: Heranças e Horizontes e do Grupo de Pesquisa Literatura e Educação Literária, registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Editor-chefe do periódico Perspectivas em Educação Básica (CAp-UFRJ). Bolsista-preceptor no Programa da CAPES Residência Pedagógica. Ênfase nas áreas de Literatura Comparada, Teoria Literária, Literatura Brasileira e Educação com interesse nos temas: Ensino de Literatura; Formação do leitor literário; Formação docente inicial e continuada; Modernismos; Patrimônio cultural; Samba; Crônicas. 

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Publicado

2024-09-04

Como Citar

Góes, F., & Uzêda, A. L. M. de. (2024). "Todo mundo bole": samba, metalinguagem e autorreferenciação. Jangada: Crítica | Literatura | Artes, 11(2), e110220. https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.596