Requiem æternam dona eis, Domine : a intermedialidade em 'Mar morto' e "É doce morrer no mar'
DOI:
https://doi.org/10.35921/jangada.v11i2.571Palavras-chave:
Intermidialidade. Música e literatura. Arte colaborativa. Dorival Caymmi. Jorge Amado.Resumo
Este artigo busca expor o encontro de Jorge Amado e Dorival Caymmi na construção da canção É doce morrer no mar, composta em 1938 pelos dois conterrâneos baianos. A partir dos estudos de intermidialidade elaborados por Claus Cluver, Thaís Nogueira Diniz, Solange Ribeiro e Paul Steve Scher, propomos relacionar passagens da obra Mar morto, de Jorge Amado, com a canção É doce morrer no mar, de Jorge Amado e Dorival Caymmi. Sob o guarda-chuva da intermidialidade, apontamos várias interseções e traduções intersemióticas entre as duas obras, que transitam abertamente entre os espaços fronteiriços das duas linguagens: a música e a literatura, o som e a palavra.
Referências
AGUIAR, Josélia. Jorge Amado: Uma biografia. 1. ed. São Paulo: Todavia, 2018.
AMADO, Jorge. Mar morto. 41. ed. Rio de Janeiro: Record, 1976.
BALTAR, Marcos et al. Oficina da Canção: do maxixe ao samba-canção. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019.
BORGES, Vera. (2018). Arte colaborativa: uma observação localizada dos teatros e dos seus públicos. In: Etnográfica, vol. 22 (2), 453–476. Disponível em https://doi.org/10.4000/etnografica.5655
BORGES, Vera; CAEIRO, Célia. (2020) O Teatro Aberto em Lisboa: notas de pesquisa sobre uma experiência de participação cultural1. In: Fórum Sociológico. DOI: 10.4000/sociologico.9456
CAYMMI, Stella. Dorival Caymmi: O mar e o tempo. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2001.
DINIZ, Thaís Flores Nogueira. Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.
FREITAS, Alexandre S. Ressonâncias, reflexos e confluências: três maneiras de conceber as semelhanças entre o sonoro e o visual em obras do século XX. 2012. Tese de doutorado (Doutorado) - USP, São Paulo, 2012.
FREITAS, Alexandre. Desafios da Estética Comparada. In: Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Po?s-Graduac?a?o (ANPPOM), [S. l.], p. 411–415, 2008.
LOURENÇO, Marise Gândara. A Interrelação da literatura com a música: aproximações e distanciamentos. In: XV Abralic: Experiências literárias textualidades contemporâneas, São Paulo, ano 2016, v. 1, ed. 15, p. 4392-4403, 19 set. 2016.
MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida severina: auto de Natal pernambucano. 1. ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
MOREIRA, Walter. Revisão de Literatura e Desenvolvimento Científico: conceitos e estratégias para confecção. Janus, Lorena-SP, n. 1, ed. 1, 2 2004.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Literatura e música. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.
OLIVEIRA, Solange Ribeiro de et al. Literatura e música. 1. ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2003.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 30. ed. rev. Petrópolis: Vozes, 2014.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. 1. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008
RAJEWSKI, Irina O. Intermidialidade, intertextualidade e “remediação”. In: DINIZ, Thaís Flores Nogueira (Org.) In: Intermidialidade e estudos interartes: desafios da arte contemporânea. Belo Horizonte. UFMG, 2012, p. 15-45.
RAMAZZINA-GHIRARDI, Ana Luiza. Intermidialidade: Uma introdução. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2022.
REIS, Sandra L F. A linguagem oculta da arte impressionista, música e pintura. 1. ed. Belo horizonte: Mãos unidas, 2001.
SEGRETO, Marcelo. A canção e a oralização: sílaba, palavra e frase. 2019. Tese (Doutorado em Semiótica e Linguística Geral) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. doi:10.11606/T.8.2019.tde-26062019-103725. Acesso em: 2023-11-14.
SENNA, Francisco. Baianidade é um conceito de nação. In: Tribunal de Contas do Estado da Bahia. Salvador, ano 2016, 1 jul. 2016. tce-ba/notícias, p. 101. Disponível em: https://www.tce.ba.gov.br/noticias/baianidade-e-um-conceito-de-nacao. Acesso em: 20 jun. 2023.
SOURIAU, Étienne. A correspondência das artes: elementos de estética comparada. 1. ed. Cultrix: São Paulo, 1969.
TATIT, Luiz. O Cancionista: composição de canções no Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.